O vice-governador Gabriel Souza (MDB) disse nesta terça-feira (8) que espera contar com o apoio do colega de partido Sebastião Melo na disputa pelo Piratini em 2026. Souza é o provável próximo candidato do MDB ao governo do Estado, com apoio do atual governador, Eduardo Leite.
Nos últimos dias, Souza tem feito o papel de articulador político para viabilizar o apoio de Leite e do PSDB a Melo, que busca a reeleição, no segundo turno de Porto Alegre.
Ao ser questionado sobre os impactos da costura política de 2024 na eleição de 2026, o vice-governador lembrou que apoiou o atual prefeito da Capital em outras oportunidades e indicou que espera retribuição no próximo pleito.
— Vou fazer uma brincadeira. Está quatro a zero. Eu estou apoiando o prefeito Melo pela quarta oportunidade. Apoiei como vice do Fortunati, apoiei como candidato contra o Marchezan (Nelson, prefeito de Porto Alegre entre 2017 e 2020), apoiei como candidato contra o Marchezan de novo e estou apoiando agora a candidatura dele à reeleição. Então estou sempre apoiando o MDB, espero muito que lá em 2026, seja qual for a decisão partidária, estejamos todos juntos — disse Souza, ao sair de encontro no Palácio Piratini entre Melo e Leite.
Em 2022, Melo não apoiou Eduardo Leite, que tinha Gabriel Souza como vice na busca pelo segundo mandato. O prefeito de Porto Alegre, junto de parte do MDB gaúcho, defendeu a candidatura de Onyx Lorenzoni (PL). Nesta terça, Souza minimizou a divergência passada.
— Queremos muito olhar para a frente e achamos que o MDB está cada vez mais unido, em que pese as divergências que tínhamos em 2022. Isso já ficou no passado, está superado — disse o vice-governador.