No mesmo dia em que Juliana Brizola acenou com o apoio à candidata Maria do Rosário no segundo turno, o prefeito Sebastião Melo foi ao Palácio Piratini convidar o governador Eduardo Leite a se engajar na sua campanha. Disse que gostaria de tê-lo em atos de rua e na propaganda de televisão. O encontro, a portas fechadas, não teve registro fotográfico.
O vice-governador Gabriel Souza, que intermediou a reunião, contou à coluna que o apoio “ficou muito bem encaminhado, mas o PSDB tem seus fóruns internos para deliberar formalmente”.
Se o apoio formal de Leite a Melo é praticamente certo, sua participação na propaganda ainda não está cem por cento garantida, embora seja provável. Nos bastidores, há outros acordos em jogo — do apoio do MDB a Rodrigo Décimo em Santa Maria e a Adiló Didomenico em Caxias do Sul à eleição de 2026.
Leite deve avaliar os prós e os contras de se vincular a um prefeito que na eleição de 2022 preferiu apoiar seu adversário, Onyx Lorenzoni (PL), apesar de o MDB estar aliado ao governador e ter indicado Gabriel como vice.
O prefeito entende que esse episódio está superado, mas Leite terá de levar em conta o fato de que o ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem ele quer distância, deverá participar da campanha neste segundo turno.
— Bolsonaro será muito bem-vindo se quiser participar da campanha — disse o coordenador de comunicação de Melo, Luiz Otávio Prates, ao podcast Zona Eleitoral.
No primeiro turno, Bolsonaro esteve apenas uma vez em Porto Alegre e não participou da propaganda de TV. Como a vice é do PL e o partido está engajado na campanha, a participação depende apenas do ex-presidente.
Do Piratini, Melo foi ao encontro dos vereadores da frente PSDB-Cidadania, que na prática já estava com ele no primeiro turno, apesar de formalmente os dois partidos integrarem a coligação de Juliana Brizola.
Antes de se encontrar com Leite, Melo participou da reunião da bancada estadual do MDB na Assembleia. Para mostrar que estão engajados, os deputados entraram na onda do chapéu de palha e produziram uma foto com o acessório mais popular da campanha.