O programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha realiza até o dia 11 de setembro uma série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Nesta segunda-feira (9), o entrevistado foi Luciano Schafer (UP).
O candidato da Unidade Popular falou sobre a necessidade de um transporte público mais barato e de maior qualidade para os moradores da Capital. Para ele, o processo deve começar com a reestatização da Carris, privatizada em 2023.
— Então, eu acho que a Carris voltar a ser 100% pública é o primeiro passo, e de forma gradativa as demais concessões também serem devolvidas. A Carris é que vai promover a qualidade no transporte público— disse.
Ele também falou sobre a situação econômica da empresa antes da desestatização e a importância de fiscalizar os processos para que a empresa funcione:
— Se é verdade que dava tanto prejuízo, como é que foi vendida e agora está dando lucro? Eu acho que a gente precisa avaliar os processos internos e ver de que forma que chegaram esses problemas e responsabilizar as pessoas.
Como medida para prevenção de cheias, Luciano falou sobre a recriação do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), extinto em 2017 durante o governo de Nelson Marchezan, e ressaltou a importância de fortalecer o órgão para suprir as demandas da população.
— Eu acho que o primeiro passo é recriar o DEP. Porque ele surgiu há décadas em razão da gravidade dos problemas que foram enfrentados anteriormente. Nós acreditamos que se ele for fortalecido para atender essas demandas, de resolver os problemas, de limpar as bocas de lobo, fazer as devidas obras nos diques, nas casas de bombas, ele vai ter, sim, uma grande utilidade para nossa cidade. Acho que esse é o principal ponto para a gente enfrentar as enchentes — afirmou.
Confira as entrevistas anteriores
- "Não deixarei faltar geradores a nenhuma casa de bomba", diz Maria do Rosário
- "Vamos revisar a planta de valores dos imóveis que foram atingidos pela enchente no 4º Distrito", diz Sebastião Melo
- “É preciso fazer a concessão do Dmae, da água e do esgoto”, diz Felipe Camozzato
- "Temos que reformular e repensar todo o sistema de combate a enchentes que temos hoje", diz Carlos Alan de Castro
- "A população é que vai decidir o orçamento da prefeitura", diz Fabiana Sanguiné
Agenda:
- 10/9 (terça-feira): Juliana Brizola (PDT)
- 11/9 (quarta-feira): César Pontes (PCO)