O debate na Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira (6), marcou o início da cobertura eleitoral de 2024. Quatro dos sete pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre participaram do programa, com mediação da jornalista Andressa Xavier.
Foram convidados os postulantes cujos partidos e federações têm representação no Congresso: Felipe Camozzato (Novo), Juliana Brizola (PDT), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB). Ficaram de fora Carlos Alan (PRTB), Fabiana Sanguiné (PSTU) e Luciano Schafer (UP).
A seguir, veja como foi o debate na Rádio Gaúcha:
O resumo
O debate ocupou o espaço do programa Gaúcha Atualidade e teve duração de cerca de duas horas. Em quatro blocos, os pré-candidatos responderam a perguntas formuladas pelos adversários, pela produção do programa e por moradores da Capital e comunicadores do Grupo RBS. Temas como prevenção a enchentes e cheias, educação, economia, geração de emprego e saúde foram alguns dos assuntos abordados.
O debate em vídeo
O debate em fotos
Bloco a bloco
Primeiro bloco
Todos responderam a pergunta única da produção do programa: Qual seu plano para contenção de cheias, manutenção das casas de bomba, em que prazos e como isso será feito?
Cada pré-candidato tinha um minuto e meio para responder e, em seguida, escolhia um adversário para debater o tema durante quatro minutos.
- Juliana Brizola respondeu e escolheu Sebastião Melo.
- Maria do Rosário respondeu e escolheu Juliana Brizola.
- Sebastião Melo respondeu e escolheu Felipe Camozzato.
- Felipe Camozzato respondeu e escolheu Maria do Rosário.
Segundo bloco
Cada pré-candidato questionou um adversário, numa rodada com pergunta, resposta, réplica e tréplica. O tema era livre, e a ordem foi definida por sorteio.
- Rosário escolheu Melo; ela questionou o adversário sobre a postura dele durante a enchente de maio na Capital. Temas como fila de cirurgias eletivas, vagas em creches e transporte público também apareceram nesse debate.
- Melo escolheu Rosário; ele questionou a adversário sobre propostas para a mobilidade urbana na cidade. Privatização da Carris, vida útil dos ônibus e tarifa zero para estudantes foram alguns dos pontos abordados.
- Juliana escolheu Camozzato; ela questionou o adversário sobre os planos para a educação pública. Falta de vagas em creches e ensino integral foram discutidos pelos pré-candidatos.
- Camozzato escolheu Juliana; ele questionou a adversária sobre mobilidade urbana, citando o transporte por aplicativos na Capital. Integração dos modais foi um dos principais pontos abordados pelos dois.
Terceiro bloco
Num primeiro momento, cada pré-candidato respondeu a uma pergunta gravada, feita por moradores da Capital:
- Felipe Camozzato respondeu sobre investimentos na área da saúde.
- Maria do Rosário respondeu sobre transporte público.
- Juliana Brizola respondeu sobre habitação no bairro Humaitá, no entorno da Arena do Grêmio.
- Sebastião Melo respondeu sobre educação, principalmente na periferia da cidade.
Em seguida, os participantes do debate responderam a questões feitas ao vivo por comunicadores do Grupo RBS:
- Paulo Germano perguntou para Maria do Rosário, dando espaço para que ela apresentasse alguma ideia inovadora para Porto Alegre.
- Rosane de Oliveira perguntou para Felipe Camozzato, sobre como qualificar a educação pública da Capital.
- Giane Guerra perguntou para Juliana Brizola, sobre as propostas para os problemas econômicos da cidade.
- Luciano Potter perguntou para Sebastião Melo, sobre os planos para a Região das Ilhas, que sofre com constantes alagamentos e cheias.
Quarto bloco
Foi realizada mais uma rodada com cada pré-candidato escolhendo um adversário para questionar, com pergunta, resposta, réplica e tréplica. Mais uma vez, o tema era livre.
- Camozzato perguntou para Maria do Rosário, questionando a adversária sobre o posicionamento do partido dela sobre a Venezuela.
- Juliana perguntou para Melo, questionando o adversário sobre o sistema educacional da capital gaúcha.
- Maria do Rosário perguntou para Juliana, questionando sobre a gestão pública de Porto Alegre e privatizações.
- Melo perguntou para Camozzato, questionando sobre liberdade econômica e empreendedorismo.
Neste bloco, o prefeito e pré-candidato do MDB, Sebastião Melo, ganhou um direito de resposta após falas de Juliana Brizola, do PDT, sobre as suspeitas de corrupção envolvendo a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).
Por fim, cada pré-candidato teve um minuto para considerações finais.
É isso mesmo?
Durante o debate, uma equipe de especialistas em temas como educação, saúde e infraestrutura, bem como os integrantes do Grupo de Investigação da RBS (GDI), realizaram a checagem das informações.
Leia matéria: É isso mesmo? GDI checa declarações de pré-candidatos à prefeitura de Porto Alegre no debate da Rádio Gaúcha
Análises e comentários
Confira a opinião e as análises dos colunistas de Zero Hora:
- Rosane de Oliveira:
- Andressa Xavier:
- Matheus Schuch:
- Rodrigo Lopes:
- Giane Guerra:
- Paulo Germano: