Vou registrar aqui a pergunta que tive a oportunidade de fazer no debate da Rádio Gaúcha para as eleições de Porto Alegre, com a seguinte introdução: o dono da loja do Centro está pensando em fechar pela queda no movimento de clientes nos últimos anos, o industrial cogita não reabrir sua fábrica do 4º Distrito inundado em maio, a multinacional reavalia se via colocar seu data center na Capital para atender gigantes do e-commerce instaladas na Região Metropolitana e o agricultor está desistindo de plantar alimentos na enorme zona rural da cidade.
O que os pré-candidatos pretendem fazer para reverter esses movimentos? Afinal, precisam dos empregos e da arrecadação tributária gerados por esses negócios. Saúde, educação, mobilidade urbana etc são importantíssimos e inclusive fatores de atração para empresas, mas uma prefeitura só consegue oferecê-los se tiver dinheiro de impostos.
A pergunta da coluna foi direcionada somente a um pré-candidato, pelas regras do debate, mas os outros poderiam ter aproveitado a deixa depois em seus espaços, mas, quando isso aconteceu, foi mais para falar do que realizaram no passado em seus mandatos no Executivo e no Legislativo. Só que esses problemas existem agora, ou seja, tem que fazer mais ou coisas novas. Quais coisas? É o que esses empreendedores querem saber.
A coluna assopra algumas dicas do que ajudam no ambiente de negócios: incentivos por impostos, boa mão de obra, segurança contra novas cheias, ruas adequadas e crédito subsidiado. Outra sugestão: ao citar as propostas, não seja vago e conceitual como em uma campanha eleitoral (mesmo estando em uma), seja direto, transparente e convincente como se estivesse na frente do empreendedor que está decidindo se assina ou não o contrato para instalar-se na sua cidade.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna