A busca por novos apoiadores segue intensa entre os candidatos à Presidência da República na reta final da campanha. Neste sábado (17), faltando 15 dias para o primeiro turno das eleições, os quatro presidenciáveis mais bem cotados nas pesquisas eleitorais — pela ordem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) — apostaram em agendas que permitem contato direto com eleitores: comícios, motociatas e caminhadas.
Confira, a seguir, como foi o dia dos quatro postulantes à Presidência da República.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Depois de realizar um comício em Porto Alegre na noite de sexta-feira (16), Lula cumpriu agenda em Curitiba, no Paraná, neste sábado. O candidato discursou para apoiadores na Av. Luiz Xavier, local conhecido como Boca Maldita.
A concentração iniciou ainda pela manhã e tomou conta da extensão da via. Lula subiu ao palanque ao lado de Roberto Requião e Jorge Samek, candidatos a governador e vice no Paraná; e Rosane Ferreira, candidata da coligação ao Senado pelo Estado, além de lideranças do PT.
Durante sua manifestação, Lula lembrou do período em que esteve preso em Curitiba e afirmou que, apesar disso, "a cadeia fez aprender a amar" a cidade. O petista também falou sobre suas propostas, criticou o governo de Jair Bolsonaro e convocou apoiadores para "reconstruir o país".
Jair Bolsonaro (PL)
O candidato à reeleição cumpriu agenda em Pernambuco neste sábado. No Estado nordestino, Bolsonaro participou de uma motociata no município de Santa Cruz do Capibaribe, a terceira maior cidade do Agreste pernambucano. A passagem do presidenciável, que permaneceu sem capacete, foi acompanhada por motociclistas e por apoiadores montados a cavalo.
Depois, Bolsonaro deslocou-se para Garanhuns, cidade natal do adversário Lula. No município pernambucano, ele participou da Marcha para Jesus, evento realizado por representações evangélicas, acompanhado do pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus. Em seu discurso, o candidato disse que conquistará um novo mandato ainda no primeiro turno.
Bolsonaro também cumpriu agenda em Caruaru e Toritama. À noite, ele embarcou para Londres, no Reino Unido, onde deve participar do velório da Rainha Elizabeth II.
Ciro Gomes (PDT)
Candidato pelo PDT, Ciro Gomes cumpriu agenda em Goiás. O presidenciável esteve na cidade de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, onde visitou um bairro da periferia do município. Na ocasião, falou aos presentes sobre moradia e regularização urbana.
Além de percorrer as ruas da localidade, Ciro discursou em palanque montado para o evento. O candidato aproveitou para criticar Lula e Bolsonaro e defendeu sua candidatura como o verdadeiro "voto útil". A agenda dele encerra à noite, com a realização de uma live em seu site de campanha.
Simone Tebet (MDB)
A emedebista cumpriu agenda em Cidade Tiradentes, no extremo leste do município de São Paulo. A candidata participou de uma caminhada com apoiadores e aproveitou para conversar com a população local. Simone também discursou sobre seu plano de governo.
Além da caminhada, a presidenciável realizou uma coletiva de imprensa para atender jornalistas da região. Habitação popular, juventude e segurança das mulheres foram algumas das pautas da sabatina.