O Datafolha divulgou nova pesquisa sobre as eleições presidenciais deste ano na noite desta quinta-feira (15). A pesquisa mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 33% (oscilou um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, quando tinha 34%).
O levantamento mostra ainda Ciro Gomes (PDT) com 8% (oscilando um ponto em relação ao último Datafolha, quando tinha 7%) e Simone Tebet (MDB) com 5% (igual à pesquisa anterior). Brancos ou nulos somam 4% e 2% não sabem ou não responderam.
Soraya Thronicke (União Brasil) obteve 2% (oscilou um ponto percentual para cima). Felipe D'Ávila (Novo), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
No segundo turno, a pesquisa mostra Lula com 54% das intenções de voto e Bolsonaro com 38%.
O levantamento, que foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 5.926 pessoas entre terça-feira (13) e esta quinta-feira (15) em 300 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, o que significa que se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04099/2022.