A Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no eleitorado feminino, com 46%, contra 29% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos mantiveram os números registrados no levantamento anterior, publicado em 9 de setembro.
Bolsonaro tenta reduzir a rejeição entre as mulheres, que somam 52% do eleitorado brasileiro. Uma das estratégias é ampliar a participação da primeira-dama Michelle Bolsonaro na campanha, mas o presidente esbarra no histórico de atitudes machistas.
Entre os homens, o atual presidente caiu sete pontos porcentuais e agora lidera por 44% a 37% contra o petista. A pesquisa mostra Lula com 45% das intenções de voto, mesmo percentual do levantamento anterior, e Bolsonaro com 33% (oscilou um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, quando tinha 34%).
O levantamento, que foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, ouviu 5.926 pessoas entre terça-feira (13) e esta quinta-feira (15) em 300 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%, o que significa que se ela for aplicada cem vezes, daria resultados dentro da margem de erro em 95 casos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-04099/2022.