
O título de eleitor não é obrigatório no dia da votação, mas é usado, especialmente, para consultar a zona e a seção eleitoral. Mas, caso a pessoa não encontre o documento, não há motivo para preocupação.
Para votar, é preciso apenas de um documento oficial com foto. E as informações sobre o local de votação estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no aplicativo e-Título no celular.
No site do TSE, é preciso acessar a aba "eleitor e eleições", na barra superior, e clicar em "local de votação/zonas eleitorais". Nesta página, terá um link chamado "consulta local de votação". É possível fazer a busca pelo nome, o número do título ou o CPF do eleitor. Além de uma dessas informações, é preciso dizer a data de nascimento e o nome da mãe. Se os dados estiverem corretos, aparecerá a zona e a seção eleitoral, o local de votação, com endereço, e o município.
Esta mesma busca pode ser feita pelo aplicativo e-Título, disponível para os sistemas Android e iOS em smartphones. Ao fazer o download do app, o eleitor deverá preencher os campos "nome do eleitor", "data de nascimento", "número de inscrição (título de eleitor)", "nome da mãe" e "nome do pai".
Depois, na barra inferior do aplicativo, é possível acessar a tela "onde votar". O eleitor pode conferir a zona e seção eleitoral, verificar o endereço e, até mesmo, acessar as melhores rotas para chegar ao local de votação.
Se não for possível fazer a consulta pelo site ou pelo aplicativo, a Justiça Eleitoral orienta que seja feito contato pelo número 148, chamado Disque-Eleitor, para confirmar as informações.
Neste ano, os eleitores vão às urnas escolher os novos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O primeiro turno será em 2 de outubro. O segundo, caso necessário, está previsto para o dia 30 de outubro.