Na noite desta terça-feira (27), oito candidatos ao governo do Estado participaram do último debate antes do primeiro turno das eleições de 2022. Participaram do encontro, promovido pela RBS TV, os postulantes ao Piratini cujos partidos têm representatividade no Congresso: Argenta (PSC), Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT).
Mediado pelo jornalista Elói Zorzetto, o debate teve quatro blocos, todos com os candidatos fazendo perguntas entre si. Durante quase três horas, foram abordados temas como finanças do RS, emprego e privatizações.
Leia a análise dos colunistas de GZH:
Rosane de Oliveira
'Último confronto do primeiro turno, o debate na RBS TV mostrou o que será o segundo turno se as urnas confirmarem Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni como finalistas. Instalados em púlpitos lado a lado, por força do sorteio, os dois deixaram claro no olhar e nos gestos que não havia espaço para tratamento amistoso."
Debate na RBS TV antecipa clima de tensão do segundo turno
Leia a coluna completa
Rodrigo Lopes
"Os oito candidatos ao governo do RS que debateram nesta terça-feira podem ser divididos em dois grandes grupos. Um deles optou por colar sua imagem à dos candidatos nacionais — casos de Onyx, representante de Jair Bolsonaro no Estado, e de Edegar Pretto, de Lula —, espelhando a polarização na disputa pelo Planalto."
Houve dois grandes grupos no debate: os que espelharam a polarização nacional e os que refletiram sobre problemas do Estado
Leia a coluna completa
Dione Kuhn
"Três candidatos protagonizaram um embate paralelo, que foi intenso e contundente do início ao fim. Enquanto os demais concorrentes evitaram críticas pesadas, Leite, Onyx e Pretto foram para o ataque, explicitando suas estratégias nesta reta final e dando o tom do que será o segundo turno."
O debate paralelo de Leite, Onyx e Pretto
Leia a coluna completa
Marta Sfredo
"O dado até foi citado, meio de passagem, pelo candidato do Novo, Ricardo Jobim, mas nem assim de forma totalmente apropriada. O grande ausente do último debate entre os candidatos ao governo do Estado no primeiro turno foi o orçamento do Rio Grande do Sul."
O grande ausente no debate dos candidatos ao Piratini
Leia a coluna completa
Juliana Bublitz
"Encerrado no início da madrugada desta quarta-feira (28), na RBS TV, o último debate entre candidatos a governador foi uma oportunidade para avaliar o repertório e a forma como cada um se posiciona diante de temas relevantes para o Estado. O problema é que sobraram promessas e faltou o 'como'."
A falta que fez o "como" no debate entre candidatos ao governo do RS
Leia a coluna completa
Kelly Matos
"O último debate mostrou que o clima de paz e amor, que não tem sido visto há algum tempo no Brasil, vai se manter em casa a partir de domingo (2) no Rio Grande do Sul."
Duelo em último debate na RBS TV acende alerta para clima de confronto no segundo turno no RS
Leia a coluna completa
Daniel Scola
"Os candidatos com chances de ir para o segundo turno, conforme as mais recentes pesquisas, deram o tom do que pode ser a campanha a partir da próxima segunda-feira (3). Eduardo Leite, Onyx Lorenzoni e Edegar Pretto, correndo por fora, se enfrentaram de forma mais dura e não pouparam críticas entre eles, de olho nas duas vagas da nova fase."
Uma prévia do tom pesado de um provável segundo turno no RS
Leia a coluna completa
Giane Guerra
"Um debate com propostas é sempre rico, mas acusações são do jogo. Criticar o que o adversário fez ou deixou de fazer, assim como eventuais alianças em outras eleições, faz parte. É importante falar de futuro, mas o passado também precisa estar na mesa. Salvo, claro, informações retiradas de contexto ou até falsas. O debate da RBS TV teve isso, com a vantagem da ausência de ofensas pessoais."
Vamos sofisticar esse "como resolver", candidatos?
Leia a coluna completa