O debate na Rádio Gaúcha e em GZH, na noite desta quinta-feira (12), foi o último encontro entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre antes do primeiro turno, marcado para domingo (15). Nove postulantes ao cargo participaram do programa, mediado pelo jornalista Daniel Scola.
Devido à pandemia de coronavírus, o debate teve um modelo diferente, sendo realizado em formato drive-in. Os candidatos ficaram dentro de um carro, acompanhados de um assessor.
A seguir, veja como foi o debate:
O resumo
O último debate do primeiro turno foi marcado por críticas entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre. Poucas propostas foram apresentadas e defendidas pelos postulantes ao cargo.
Os principais alvos foram Nelson Marchezan (PSDB) e Manuela D'Ávila (PCdoB). E, mesmo ausente da corrida eleitoral, após renunciar na quarta-feira (11), José Fortunati (PTB) também foi citado diversas vezes.
Um dos destaques do encontro foram os questionamentos de ouvintes da Rádio Gaúcha, que gravaram áudios para os candidatos. Moradores de diversas áreas de Porto Alegre perguntaram sobre medidas para melhorar o saneamento básico na Região das Ilhas e as propostas para trabalhadores ambulantes e pessoas em situação de rua. Teve ainda questionamentos sobre o Mercado Público e a recuperação econômica do bairro Cidade Baixa.
Participaram também do encontro Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), Juliana Brizola (PDT), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e Valter Nagelstein (PSD).
O debate teve quatro blocos e durou cerca de duras horas. Ainda no início do encontro, após ataque pessoal de Rodrigo Maroni, Manuela D'Ávila ganhou dois direitos de resposta.
As participações do candidato do PROS, que, independentemente do tema, usava seu tempo para ofender a ex-namorada, acabaram gerando forte repercussão nas redes sociais. Durante o debate, a única opositora que interveio em favor da candidata do PCdoB foi Fernanda Melchionna: afirmou que era machismo o que Maroni estava "fazendo repetidamente com a Manuela D'Ávila".
O debate em fotos
O debate em vídeo
Análises e comentários
Como os colunistas de GZH analisam o debate entre os candidatos
No debate, mais consciência com dinheiro público, mas equívoco com "abre e fecha"
Leia a coluna completa
Candidatos desperdiçaram oportunidade de apresentar propostas sobre a vida real
Leia a coluna completa
Ataques machistas e a interrupção do debate: o papel delicado do mediador
Leia a coluna completa
O melhor e o pior do último debate com os candidatos à prefeitura
Leia a coluna completa
É isso mesmo?
O "É isso mesmo?", mecanismo de checagem de GZH, conferiu as declarações dos candidatos. Repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI) checaram as frases dos postulantes ao pleito.
Quer ficar bem informado sobre as eleições? Assine a newsletter de GZH.
Toda sexta, você recebe no e-mail uma seleção de conteúdos sobre o tema, com resumo dos últimos acontecimentos, vídeos e muito mais. Para se inscrever na newsletter, clique aqui.