Os eleitores que enviaram perguntas aos candidatos a prefeito de Porto Alegre no debate realizado pela Rádio Gaúcha nesta quinta-feira (12) propuseram temas da vida real. O confronto foi o último encontro entre os concorrentes ao Paço Municipal antes da eleição de domingo (15).
Pelo WhatsApp, os ouvintes sugeriram que os candidatos apresentassem suas propostas para questões cruciais: transporte público, educação, saúde, saneamento, revitalização do Centro, tratamento de lixo. Os candidatos, com honrosas exceções, preferiram gastar o primeiro bloco com ataques e críticas aos adversários e questionamentos ideológicos.
O público pedia propostas concretas. Ao responder as perguntas dos eleitores, no segundo trecho, os candidatos foram obrigados a tratar da vida real. No terceiro bloco, foram estimulados pelo público a tratar de temas do dia a dia, mas parte dos candidatos insistiu em desviar para as críticas a concorrentes.
A nota lamentável da noite ficou por conta do candidato Rodrigo Maroni (Pros), um dos mais desqualificados da história das eleições em Porto Alegre, com ataques sistemáticos e machistas contra Manuela D’Ávila (PCdoB), que ensejaram dois direitos de resposta e levaram Fernanda Melchionna (PSOL) a defender a adversária.
Manuela e Nelson Marchezan (PSDB) foram os mais atacados durante o debate. O atual prefeito recebeu críticas de praticamente todos os adversários.
Assista ao debate novamente:
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.