Os candidatos à prefeitura de Porto Alegre que participam do segundo debate da Rádio Gaúcha na noite desta quinta-feira (12) foram convidados, mais uma vez, a responder perguntas de eleitores. Cada uma das nove perguntas foi numerada e o debatedor, sem conhecimento do seu conteúdo, irá indicar um número ao mediador Daniel Scola.
— É um contato direto nosso com eles — elogiou o auxiliar administrativo Jordan Machado, no Centro Histórico.
A captação das perguntas ocorreu entre outubro e novembro. A reportagem de GZH percorreu mais de uma dezena de bairros, ouviu relatos e registrou, em gravações de áudio, dúvidas dos moradores. A variedade de assuntos levou em conta interesses das distintas camadas sociais que habitam o município.
Infraestrutura da região das ilhas, o impasse sobre o carnaval nas ruas da Cidade Baixa e o trabalho irregular dos flanelinhas, proibidos por lei, mas ainda vistos nas ruas, estão entre os pontos abordados. Há, ainda, questões voltadas ao enfrentamento da pandemia do coronavírus e o retorno das aulas presenciais.
— Sabemos que há o risco de contrair o vírus - relata a técnica radiologia Camila Flores, na Zona Sul.
O debate suscitará temas já muito discutidos no município, como o futuro do Mercado Público — o prédio centenário passa por um processo de concessão à iniciativa privada.
— E o que vai ser feito no segundo piso? Precisamos saber — cobra o permissionário Valdir Sauer.
A fim de evitar o possível favorecimento de alguma candidatura, as gravações permaneceram sob sigilo. Caso alguma coligação recebesse antecipadamente a questão elaborada, haveria desequilíbrio nas discussões. Foi solicitado também aos entrevistados que não compartilhassem o conteúdo dos temas.
O total de perguntas coletadas foi superior ao número que será veiculado, seleção que teve como critério levantar temas diversos, não abordados no primeiro encontro entre os candidatos, em 28 de setembro. Os eleitores foram avisados sobre a possibilidade de não ter sua pergunta escolhida.
Como acompanhar o debate
- Data: quinta-feira (12)
- Horário: 20h
- Onde: ao vivo na Rádio Gaúcha, com transmissão em vídeo em GZH e ampla cobertura antes, durante e depois em GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho
Como assistir pela TV
- Se você tem uma smart TV, deve abrir o menu de aplicativos (o mesmo local em que se conecta às plataformas de streaming) e escolher o YouTube
- Na sequência, é só procurar pelo canal de GZH e clicar no vídeo do debate, que estará ocorrendo ao vivo
- Se você não tem uma smart TV, mas seu aparelho e seu computador têm entradas HDMI, pode conectar ambos com o cabo e acessar o YouTube normalmente pelo computador. A TV reproduzirá a tela do computador