Além de todas as mudanças provocadas pela pandemia nas eleições, como uso de máscaras e distanciamento, 83.092 eleitores precisarão ficar atentos a mais uma alteração imposta pelo mesmo motivo. No próximo domingo (15), 77 locais de votação serão alterados no Rio Grande do Sul.
A mudança de local ocorre em 45 municípios. As mais afetadas são Porto Alegre, com cinco, e Canguçu e Farroupilha, cada uma com quatro (veja lista abaixo).
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), Daniel Wobeto, explica que, como muitos locais ficaram — ou ainda estão — fechados em razão do risco do coronavírus, surgiram problemas nos prédios.
— Muitos são escolas que não vão abrir neste ano. Em outros casos, o local ficou sem manutenção, e houve problemas de eletricidade, furto de cabos etc. Assim, o cartório acaba optando por usar outro local. É algo que foge do padrão. Na eleição passada, o número de locais alterados dava para ser contado em uma mão.
Em Gravataí, estão localizados os dois locais com o maior número de eleitores afetados. As 6.319 pessoas que votavam na Fundação Bradesco, no Parque dos Anjos, agora precisarão se deslocar até a escola Prof. Idelcy Silveira Pereira, que fica no bairro Morada Gaúcha, a 3,8 quilômetros. Da mesma forma, os 5.805 eleitores da escola Áurea Celi Barbosa, no bairro São Vicente, agora votarão no colégio Ladislau de Oliveira Nunes, na Vila Natal, a 2,3 quilômetros.
Conforme Wobeto, em todos os casos, tenta-se transferir o local de votação para outro que seja o mais próximo possível. Os locais antigos estarão sinalizados, para caso os eleitores não saibam da mudança previamente.
Para consultar o local, é possível entrar no site do tribunal ou baixar o aplicativo e-Título. As informações também podem ser solicitadas pelo telefone 148.
O número de locais de votação alterados ainda pode aumentar. O motivo, segundo Wobeto, é que nem todas as zonas eleitorais podem ter informado seus casos. A princípio, as mudanças valem apenas para o pleito de 2020.
Mudança nas seções eleitorais
Quase 950 mil eleitores gaúchos terão a seção eleitoral modificada neste ano por conta da redução no número de urnas — o que corresponde a 11,2% do total. São 329 municípios onde isso ocorre.
Para a maioria dos casos, o local de votação não é modificado, apenas a sala dentro do mesmo prédio. Haverá pessoas fazendo a orientação nos locais, e a mudança pode ser consultada previamente pelo eleitor.