Faltando um dia para o fim do período das convenções partidárias, diversos partidos definiram, neste sábado (4), seus candidatos e alianças para as eleições deste ano. Seguindo a legislação eleitoral, esses encontros começaram oficialmente no dia 20 de julho.
Embora a maioria dos eventos tenha servido apenas para oficializar nomes e alianças que já estavam bem alinhadas, no Rio Grande do Sul, as atenções se voltaram para a convenção do PP, cercada por um impasse. Após mistérios e reviravoltas, o então candidato ao Piratini pela sigla, deputado federal Luis Carlos Heinze, cedeu e aceitou disputar vaga ao Senado. Essa medida estava no acordo que levou a senadora Ana Amélia Lemos a ser candidata à vice-presidência na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB) na disputa pelo Planalto.
Veja abaixo as principais convenções deste sábado e as que serão realizadas no domingo (5):
Governo do RS
PC do B
O partido definiu Abigail Pereira como candidata ao comando do Executivo gaúcho, no auditório do Novotel de Porto Alegre. O evento contou com a participação da pré-candidata do PC do B à Presidência da República, Manuela D'Ávila. No evento, Everlei Martins também foi confirmado como candidato ao Senado.
PP
O mistério sobre um possível racha no PP gaúcho teve fim durante a convenção do partido neste sábado (4). Heinze confirmou que deixará a pré-candidatura ao Palácio Piratini para concorrer ao Senado. Com a mudança, o partido passa a apoiar Eduardo Leite (PSDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.
Existia o temor de uma queda de braço no partido. Após Ana Amélia aceitar integrar a chapa de Geraldo Alckmin, Heinze aceitou deixar de concorrer ao governo no Estado para disputar uma vaga no Senado. No entanto, ele voltou atrás, dizendo que mantinha sua candidatura ao Piratini em um primeiro momento, deixando o caso indefinido até este sábado.
PSTU
O professor Julio Flores foi oficializado, na tarde deste sábado (4), candidato ao governo do Estado pelo PSTU, em convenção realizada na sede do CPERS/Sindicato, em Porto Alegre. Na convenção, também foram definidos Marli Schaule e João Augusto Gomes como candidatos do partido ao Senado.
Próximas convenções
MDB (MDB - PSD - PSB)
Pré-candidato a governador: José Ivo Sartori (PMDB)
Vice: José Paulo Cairoli (PSD)
Convenção: 5 de agosto
PSDB (PSDB - PTB - PPS - PHS)
Pré-candidato a governador: Eduardo Leite (PSDB)
Vice: Ranolfo Vieira Jr (PTB)
Convenção: 5 de agosto
Presidência da República
Novo
João Dionisio Amoêdo foi oficializado candidato à Presidência da República pelo Partido Novo durante convenção nacional, neste sábado, na capital paulista. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato a vice-presidente.
Entre as principais propostas de Amoêdo estão equilibrar as contas públicas, acabar com privilégios de determinadas categorias profissionais, melhorar a educação básica e atuar fortemente na segurança. Também é favorável à revisão do Estatuto do Desarmamento.
Patriota
A convenção nacional do Patriota definiu a candidatura do deputado federal Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, à Presidência da República nas eleições de outubro. O evento ocorreu no município de Barrinha, interior de São Paulo. O candidato foi escolhido por unanimidade. A candidata a vice escolhida foi Suelene Balduino Nascimento, do mesmo partido.
Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país. Em discurso durante a convenção, Daciolo se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero.
Podemos
O Podemos oficializou, na convenção nacional da legenda, em Curitiba, o senador Alvaro Dias como candidato ao Planalto. Em seu discurso, Dias priorizou suas propostas de combate à corrupção e confirmou que convidou os juristas René Dotti, Miguel Reale Junior e Modesto Carvalhosa para fazerem parte do seu governo.
PSDB
O PSDB confirmou a candidatura de Geraldo Alckmin para a Presidência, na Convenção Nacional do partido, em Brasília. Dos 290 delegados do partido que votaram, 288 foram a favor da indicação do tucano para concorrer ao Planalto em outubro. Houve uma abstenção e um voto contrário. Candidata a vice-presidente na chapa, a senadora Ana Amélia participou do evento ao lado do tucano.
PT
Em São Paulo, sem surpresas, a convenção do PT chancelou o nome de Luiz Inácio Lula da Silva para concorrer à Presidência da República pelo partido. A escolha foi por aclamação.
O partido ainda não decidiu quem será o vice na chapa. Na convenção, ficou definido que serão realizadas caravanas saindo de todos os Estados até Brasília no dia 15 de agosto, prazo final para apresentação de pedidos de registro de candidaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Rede
A Rede Sustentabilidade oficializou a candidatura de Marina Silva à Presidência da República durante a convenção nacional do partido, realizada em Brasília. O vice na chapa é o médico sanitarista Eduardo Jorge (PV), que foi candidato a presidente em 2014.
O tom da campanha que Marina levará para as ruas foi debatido na convenção. Ela é apresentada por seus apoiadores como a candidata "ficha limpa", capaz de renovar a política no Brasil. Durante os discursos, seus correligionários lembraram que ela não é investigada e, por isso, pode combater a corrupção que assola o país.
Próximas convenções
PPL
Pré-candidato: João Goulart
Vice: indefinido: Léo Alves
Convenção: 5 de agosto de 18
PRTB
Pré-candidato: Levy Fidelix
Vice: indefinido
Convenção: 5 de agosto