Até agora, a propaganda política paga era proibida na internet. Neste ano, em meio aos debates relacionados a fake news e à influência das redes sociais na escolha dos candidatos, o TSE passou a permitir que candidatos paguem para que suas postagens cheguem a um público mais abrangente.
Veja o que mudou em relação às regras na internet e aos debates eleitorais:
Propaganda na internet
Com a nova lei, passou a ser permitido o impulsionamento de conteúdo. Isso significa que os candidatos, partidos e coligações poderão pagar para que suas postagens alcancem público maior nas redes sociais. A prática é proibida para pessoas físicas.
Quanto dura o período de campanha?
O período de campanha, que em 2014 era de 90 dias, encolheu para 45 dias. Neste ano, a propaganda eleitoral em rádio e TV terá 35 dias, a partir de 31 de agosto.
Debates eleitorais
Antes da reforma política, emissoras eram obrigadas a convidar para debates candidatos de partidos com, no mínimo, 10 deputados na Câmara. Com a alteração da lei, emissoras têm de convidar concorrentes de siglas com cinco ou mais parlamentares federais.
E o voto impresso?
A minirreforma eleitoral de 2015 havia determinado a adoção do voto impresso nas eleições de 2018, mas, em junho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a medida, atendendo a pedido feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge. A maioria dos ministros concluiu que a iniciativa representava risco ao sigilo do voto e à confiabilidade do processo eleitoral.