Eleições

Corrida eleitoral

Candidatos à Presidência começam a ser definidos; veja as datas das convenções

Nome dos concorrentes ao Planalto são oficializados em convenções partidárias, previstas em lei

GZH

Faltando pouco mais de dois meses para o primeiro turno das eleições de 2018, os partidos políticos começam a oficializar os nomes dos candidatos à Presidência da República. A definição ocorre por meio de convenções partidárias.

Os encontros devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral, conforme a Lei 13.165, de 2015. Desde a sexta-feira (20) passada, quando foi dada a largada para as reuniões das siglas, cinco legendas já definiram os postulantes ao Planalto.

A partir da homologação da convenção é permitido a celebração de contratos para instalação física de comitês de candidatos e de partidos políticos. Os pagamentos para esses fins só podem ocorrer após " obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais", segundo Tribunal Superior Eleitoral. 

Veja abaixo:

 

Ciro Gomes (PDT)

O PDT confirmou, em 20 de julho, a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. No discurso, Ciro falou, sem detalhar, os 12 eixos de sua campanha. Além de emprego, saúde e educação, o candidato focou em segurança pública.

Vice: indefinido.

Guilherme Boulos (PSOL)

O PSOL confirmou o nome de Guilherme Boulos em 21 de julho.  Boulos disse que, se eleito, seu primeiro compromisso será anular atos do governo Temer. Entre as medidas, ele citou a reforma trabalhista, o regime fiscal que estabeleceu teto aos gastos públicos e as concessões de áreas de exploração de petróleo a grupos estrangeiros.

Vice: Sônia Guajajara

Jair Bolsonaro (PSL)

Em convenção nacional realizada em 22 de julho, o Partido Social Liberal (PSL) confirmou a candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República.  Em discurso, o candidato afirmou que pretende privatizar ou extinguir a maior parte das estatais do país e prometeu defender a propriedade privada.

Vice: indefinido

Manuela D'Ávila (PC do B)

A deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila foi oficializada, em convenção no dia 1º de agosto, como candidata do PC do B à Presidência da República. No evento, políticos e dirigentes do partido afirmaram que a candidatura é um contraponto ao avanço das "forças conservadoras" no país.

Vice: indefinido.

Paulo Rabello de Castro (PSC)

O ex-presidente do BNDES e do IBGE Paulo Rabello de Castro oficializou em 20 de julho sua candidatura à Presidência da República pelo PSC. O candidato afirmou que seu plano de metas foi inspirado em Juscelino Kubitschek e que apresentará ao brasileiros os meios e soluções para tirar o país da atual crise política e econômica.

Vice: indefinido

Vera Lúcia (PSTU)

O PSTU lançou, em 20 de julho, Vera Lúcia como candidata à Presidência. Durante a convenção, ela prometeu atuar pela defesa dos direitos trabalhistas por mais igualdade social.

Vice: Hertz Dias

Eymael (DC)

Lançou José Maria Eymael como candidato à Presidência no dia 28 de julho.

Vice: Helvio Costa

Outros partidos:

Solidariedade

Após lançar Aldo Rebelo como pré-candidato à Presidência da República, o presidente do partido, Paulinho da Força, anunciou que o partido decidiu, por unanimidade, apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

PRB

Após desistir da candidatura do empresário Flávio Rocha, o Partido Republicano Brasileiro anuncia apoio a Geraldo Alckmin (PSDB) no dia 1º de agosto.

MDB

Partido do presidente Michel Temer, o Movimento Democrático Brasileiro flerta com apoio a Geraldo Alckmin (PSDB), mas deve confirmar a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.
Vice: indefinido
Convenção: 2 de agosto

PP

Após ensaiar uma aliança com o PDT, o Progressistas anuncia apoio formal a Geraldo Alckmin (PSDB).
Convenção:
2 de agosto

PSDB

Com o apoio de cinco partidos do chamado centrão, o Partido da Social Democracia Brasileira oficializa a candidatura  do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Vice:
indefinido
Convenção: 4 de agosto

PT

Mesmo com o ex-presidente Lula preso e condenado em segunda instância, o Partido dos Trabalhadores irá confirmar sua sexta candidatura à Presidência e luta para atrair PSB e PC do B.
Vice:
indefinido
Convenção: 4 de agosto

Novo

Pré-candidato: João Amoêdo
Vice: Christian Lohbauer
Convenção: 4 de agosto

Podemos

Cobiçado pelo PSDB e MDB, o Podemos caminha para confirmar a candidatura do senador Alvaro Dias.
Vice: indefinido
Convenção: 4 de agosto

Rede

Enfraquecido por várias defecções após a eleição de 2014, a Rede Sustentabilidade permanece isolada mas convicta da candidatura da ex-senadora Marina Silva.
Vice: indefinido
Convenção: 4 de agosto

PR

O Partido da República vinha negociando com PSL e PT, mas acabou aderindo a Geraldo Alckmin (PSDB).
Convenção:
4 de agosto

DEM

Rodrigo Maia desistiu da pré-candidatura e fechará apoio a Geraldo Alckmin.
Convenção: 4 de agosto

PRTB

Pré-candidato: Levy Fidelix
Vice: indefinido
Convenção: 5 de agosto

PSB

Dividido entre apoio ao PDT ou ao PT e a candidatura própria, o Partido Socialista Brasileiro discute o peso das alianças regionais na definição do rumo a ser tomado na eleição presidencial.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje de domingo

05:00 - 06:00