Faltando pouco mais de dois meses para o primeiro turno das eleições de 2018, os partidos políticos começam a oficializar os nomes dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul.
Essa definição ocorre por meio de convenções partidárias. Os encontros devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral, conforme a Lei 13.165, de 2015. Desde a sexta-feira (20) passada, quando foi dada a largada para as reuniões das siglas, três legendas já definiram os postulantes ao Piratini.
A partir da homologação da convenção é permitido a celebração de contratos para instalação física de comitês de candidatos e de partidos políticos. Os pagamentos para esses fins só podem ocorrer após " obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais", segundo Tribunal Superior Eleitoral.
Veja abaixo:
Novo
Em convenção realizada em 20 de julho, o Novo homologou a candidatura de Mateus Bandeira ao governo do RS. Bruno Miragem será o vice na chapa. Ex-secretário do Planejamento e ex-presidente do Banrisul no governo Yeda Crusius (2007-2010), Bandeira não detalhou os principais programas que irá defender na campanha, mas criticou o "Estado obeso, ineficiente e que privilegia poucos".
PSOL
O PSOL confirmou, no último em 22 de julho, o lançamento de Roberto Robaina, vereador de Porto Alegre, como candidato ao Piratini. A chapa terá como vice a professora de História da rede estadual Camila Goulart. No discurso, Robaina falou sobre a proposta de combater a sonegação e acabar com as isenções fiscais injustificadas.
PDT
Em convenção no dia 26 de julho, Jairo Jorge foi oficializado como candidato do PDT ao governo do Estado. Em seu discurso, ele agradeceu o apoio, convocou a militância a seguir empenhada na eleição e salientou a tenacidade com que pretende se dedicar à campanha, prometendo "fazer diferente" e "ousadia de novas ideias".
Veja as datas das próximas convenções:
PT
Pré-candidato a governador: Miguel Rossetto (PT)
Vice: indefinido
Convenção: 28 de julho
PP (PP - DEM - PROS – PSL)
Pré-candidato a governador: Luis Carlos Heinze (PP)
Vice: Evandro Soares (DEM)
Convenção: 4 de agosto
PC do B
Pré-candidato a governador: Abigail Pereira (PC do B)
Vice: indefinido
Convenção: 4 de agosto
MDB - PSD – PSB (MDB - PSD – PSB)
Pré-candidato a governador: José Ivo Sartori (PMDB)
Vice: José Paulo Cairoli (PSD)
Convenção: 5 de agosto
PSDB (PSDB - PTB - PPS – PHS)
Pré-candidato a governador: Eduardo Leite (PSDB)
Vice: Ranolfo Vieira Jr (PTB)
Convenção: 5 de agosto
Sem data definida
PMB
Pré-candidato a governador: Luiz Fernando Portella (PMB)
Vice: Danielle Lima
PSTU
Pré-candidato a governador: Júlio Flores (PSTU)
Vice: Ana Clélia (PSTU)