Com o Teatro Dante Barone lotado e dezenas de bandeiras azuis e vermelhas tremulando, o PDT realizou na noite desta quinta-feira (26) a convenção que oficializou a candidatura de Jairo Jorge ao governo do Estado. Cláudio Bier (PV) será o vice na chapa. O partido também homologou 60 candidaturas a deputado estadual e federal. Os dois postulantes ao Senado ainda não foram escolhidos.
Acompanhado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e do candidato do partido ao Planalto, Ciro Gomes, Jairo agradeceu o apoio, convocou a militância a seguir empenhada na eleição e salientou a tenacidade com que pretende se dedicar à campanha:
– Quero fazer diferente, transformar vidas. Falta um governo que não fique acomodado, que tenha ousadia de novas ideias e aproveite nossa riqueza e coloque-a a serviço do povo.
Ex-prefeito de Canoas (2009-2016), teve os bens bloqueados pela Justiça na véspera da convenção. O assunto não havia sido citado nos discursos até Lupi pegar o microfone:
– Não há notícia de plantão que irá tirar a sua honradez, Jairo. Ao bloquearem os teus bens, não irão impedir tua vitória.
Em quase todos os pronunciamentos, parlamentares e dirigentes partidários destacaram a jornada cumprida por Jairo durante a pré-campanha, na qual percorreu 100 mil quilômetros em visita aos 497 municípios.
– Sei da retidão e da honestidade do Jairo. Sei também da generosa tarefa a qual se propôs, ao consultar a inteligência gaúcha, em todos os municípios – disse Ciro.
Uma das surpresas na convenção foi a presença do presidente do PMB, Dieison Engroff. Poucas horas antes do evento, o partido retirou a pré-candidatura de Luiz Fernando Portella a governador e anunciou apoio ao PDT. Com a chegada do PMB, Jairo estará à frente de aliança formada por sete partidos (PDT, PV, Pode, Avante, PPL, SD e PMB), uma das maiores da disputa pelo Piratini em 2018.