Em viagem a Brasília desde a noite de terça-feira (21), o presidente do Poder Legislativo de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós (PSB), cumpriu uma série de agendas na capital federal entre quarta (22) e quinta-feira (23). O parlamentar teve encontro no gabinete do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), e assinou documentos de acordo de cooperação no processo que deve instituir a TV Câmara em sinal aberto no município. Além disso, Dambrós tratou de pautas ligadas à saúde, direitos humanos, transportes, moradia e Festa da Uva em visita a diversos gabinetes
Nesta quinta-feira (23), o vereador caxiense encontrou-se com o chefe da assessoria parlamentar do MDIC e da Vice-presidência da República, Luiz Gustavo Guimarães. Entre os assuntos, Dambrós oficializou o convite para que o vice-presidente – que estava em viagem ao Equador para representar o presidente Lula (PT) na posse do novo presidente Daniel Noboa – venha a Caxias do Sul para uma reunião-almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município. A ideia do vereador é que a visita de Alckmin seja durante a Festa da Uva, para que ele também possa prestigiar o evento.
Segundo Dambrós, o gabinete da Vice-presidência deve se reunir nesta sexta-feira (24) com Alckmin, quando deve ser apresentado o convite, além de definir o encaminhamento de mais recursos ao Estado em função das chuvas recentes, que causaram prejuízos em diversas cidades. A vinda de Alckmin à Serra poderia também ser uma oportunidade de o governo do presidente Lula vistoriar as obras federais na região, como a recuperação da ponte na BR-116 entre São Marcos e Campestre da Serra. O assessor do vice-presidente, Luiz Guimarães, se comprometeu em dar uma resposta sobre a agenda diretamente para o vereador Dambrós “o quanto antes”.
Nesta sexta-feira (24), a agenda de Dambrós prevê ainda encontros no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, para viabilizar recursos para as hortas comunitárias nos bairros de Caxias. A presença em Brasília foi resumida por Dambrós como “importante”.
– Sempre sugeri que Caxias deveria ter um escritório em Brasília, valorizando tudo aquilo que se produz, buscando investimentos, financiamentos. Caxias é muito respeitada e reconhecida, mas também reconheço o trabalho dos deputados por Caxias e região – avaliou.
Encontro na CNBB
Em Brasília, Dambrós também teve encontro com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers. O principal assunto foi a migração em Caxias e no país. Segundo o vereador, a Igreja Católica está interessada em desenvolver projetos e iniciativas junto aos migrantes, principalmente venezuelanos.
– A preocupação da Igreja é que chegam (cerca de) 500 venezuelanos por dia em Roraima, e eles estão fazendo um projeto para encaminhar às cidades, para que elas deem pelo menos uma semana de estadia e com encaminhamento para emprego e vida no país – relatou Dambrós, que convidou o secretário-geral para participar da Festa da Uva juntamente com o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler,
Dambrós também os convidou para conhecer o Recanto da Compaixão Frei Salvador, cujo trabalho do Frei Jaime Betega no centro de acolhimento, que deve abrigar 125 idosos, foi mencionado por dom Ricardo.
TV Câmara prestes a operar em sinal aberto
Outra agenda de Dambrós em Brasília ocorreu na Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara caxiense assinou o documento oficial do acordo de cooperação do processo que tramita no Congresso, que tem por objetivo a implantação e operação do sistema de transmissão digital da Câmara de Vereadores de Caxias em sinal aberto.
Agora, o ofício é encaminhado para assinatura do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB), e então remetido ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP).
Com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), a TV Câmara fica autorizada a operar com o canal em sinal aberto. A expectativa de Zé Dambrós e também do coordenador de comunicação do Legislativo caxiense, Tales Armiliato (que também está em Brasília) é ter o canal aberto já em 2024.
Pedido de recursos para saúde e jovens
Ainda na quinta-feira , Dambrós esteve no gabinete do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS), onde tratou da busca de recursos para ampliar as hortas urbanas. Além disso, o vereador entregou uma solicitação de emendas parlamentares para o Hospital Virvi Ramos, que será destinada ao custeio e manutenção da instituição filantrópica.
A demanda do hospital foi tema de outra agenda na quarta-feira, em reunião com a deputada federal Any Machado Ortiz (Cidadania-RS), que também é coordenadora da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. Ao lado do gerente comercial do Virvi Ramos, Geraldo da Rocha Freitas, Dambrós solicitou apoio dos parlamentares à saúde pública do município, além de recursos para a instituição de saúde.
Na quarta, Dambrós também reuniu-se com a deputada federal Denise Pessôa (PT), de quem recebeu em primeira mão a notícia de que Caxias seria contemplada com 440 residências pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Além disso, Denise informou ao vereador que prevê destinar uma emenda parlamentar para a reforma do Centro de Cidadania da Juventude no valor de R$ 300 mil, que deve ser enviado ao município no próximo ano. Segundo Dambrós, esse valor representa metade do previsto para a obra.
– Recentemente, alguns equipamentos do Virvi Ramos foram danificados pelos temporais. A deputada (Any Ortiz) prometeu analisar o projeto e ajudar. A conversa foi boa, e fomos muito bem atendidos. Também tivemos a alegria de saber que Caxias será contemplada com quantidade expressiva de dinheiro do Minha Casa, Minha Vida para auxiliar famílias que não conseguem pagar aluguel e sonham em ter um teto. Com a emenda para o centro de jovens, a juventude será beneficiada com dança, música e outras artes, no contra turno escolar. É um centro de formação de jovens próximo de duas escolas – destacou Dambrós.