O PT caxiense realizou neste domingo um almoço partidário no salão da Igreja Santa Catarina. Foi um encontro de arregimentação de forças com o olhar sobre a eleição municipal de 2024, com as principais lideranças do partido.
– Foi um almoço festivo, e também para tratar de um pré-ensaio de 2024. Foi a passada de bastão do (deputado estadual) Pepe (Vargas) para a (deputada federal) Denise Pessôa – definiu a presidente do PT caxiense, Joceli Veadrigo, a Piccola.
A “passada de bastão” de Pepe para Denise significa a formalização da manifestação interna de apoio de Pepe, a liderança histórica do PT caxiense, ao nome de Denise como pré-candidata à prefeitura de Caxias em 2024.
Pepe disputou a prefeitura em seis oportunidades. Em duas delas (1996 e 2000), foi eleito prefeito. Nas outras vezes (1992, 2008, 2016 e 2020), era a alternativa que mais fortalecia o PT na disputa pela prefeitura. Em 2012, também seria candidato, mas declinou da candidatura para aceitar convite para integrar o ministério da então presidente Dilma Rousseff. Naquela eleição, Marcos Daneluz concorreu pelo PT a prefeito. Então agora Pepe abre espaço para um novo nome petista, a deputada Denise.
– Foi um ato em que o Pepe fez uma fala de que está à disposição para construir essa transição dentro do PT e construir nossa candidatura para elegermos a primeira mulher prefeita de Caxias – disse Denise.
Entre os petistas, participaram do encontro o vereador Lucas Caregnato, as vereadoras Estela Balardin e Rose Frigeri e a ex-vice-prefeita e ex-deputada estadual Marisa Formolo. Além da participação dos filiados, outros partidos também foram convidados para o almoço petista, que se constituiu em ato político. Estiveram presentes o vereador Renato Oliveira pelo PCdoB e Antíoco Sartor, que é presidente do Solidariedade. Piccola disse que o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) também foi convidado, mas não pôde comparecer por estar em viagem.
No palco, o cenário era composto por bandeiras petistas e uma enorme bandeira do Brasil entre elas (na foto).
Significado político e sinalização a aliados
O ato político petista, consumado no almoço partidário deste domingo, de passagem da representação partidária na eleição majoritária para Denise, com todos os desdobramentos daí decorrentes, como a consolidação da deputada federal como nome preferencial petista para essa e outras empreitadas eleitorais, é uma sinalização importante do partido. Inclusive para o cenário da sucessão, com sinalização bem definida para eventuais parceiros interessados em formar uma frente de centro-esquerda.
Construir essa frente de centro-esquerda ampliada é o grande desafio.