O corpo do ex-vereador e advogado Harty Moisés Paese, 48 anos, está sendo velado no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A cerimônia começou às 16h desta quarta-feira (22) e segue até às 22h. Amanhã, o velório segue entre às 7h30min e às 9h30min. A partir das 10h desta quinta-feira (23) será realizada a cerimônia de cremação, no Memorial Crematório São José. Paese morreu por volta das 6h desta quarta, após ficar internado no Hospital do Círculo em função de uma parada cardiorrespiratória.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) declarou luto oficial de três dias no município. O velório de Paese começou por volta das 16h no plenário da Câmara. A programação da Câmara foi alterada em função da morte de Paese. A sessão desta quarta foi cancelada após cerca de uma hora de trabalhos. Ela será retomada na quinta-feira (23), com a sessão ordinária do dia, que foi remarcada para iniciar às 13h45min. O Legislativo também adiou a sessão solene dos 35 anos da Escola Musical Villa-Lobos, que estava marcada para a noite desta quarta – a nova data ficou para 8 de dezembro, às 19h.
Segundo a família, Paese estava em casa e sofreu uma parada cardiorrespiratória na noite da última segunda-feira, sendo levado ao hospital, onde permaneceu internado até a manhã desta quarta, quando morreu. Ele deixa a filha Amanda, 15 anos, fruto do casamento com a ex-esposa, a advogada Alexandra Paese.
Nascido e criado em Caxias do Sul, ele foi atuante em grêmios estudantis da cidade. Também foi presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2004, Paese foi eleito conselheiro tutelar com a maior votação da história de Caxias, até aquele momento. Quatro anos depois, em 2008, ele foi eleito vereador com 3.557 votos. Formado em Direito, ele assumiu a presidência da Câmara de Vereadores em 2010, seguindo mais uma vez os passos do pai, o também ex-vereador Renato Paese, que presidiu o Legislativo caxiense em 1998. Renato morreu em 9 de novembro de 2022.
Lideranças se manifestaram
- Adiló Didomenico, prefeito de Caxias: “Expressamos nossos sentimentos de solidariedade e condolências. O seu envolvimento comunitário e em causas sociais fez a diferença e sempre será lembrado com admiração. Que Deus conceda o conforto e o consolo necessários para enfrentar este momento.”
- Zé Dambrós, presidente da Câmara: “Sei o quanto Harty e seu pai eram envolvidos com as comunidades. Os discursos e o respeito com as pessoas sempre foram acolhedores. Deixará essa marca entre nós. Queremos também abraçar a família porque é sempre um momento bastante difícil de compreender.”
- Rafael Bueno, presidente do PDT: “Moisés teve uma trajetória brilhante na política e na advocacia. Ele estava sempre pronto a estar ao lado das pessoas que mais precisavam, com atuação comunitária e voluntariado para ajudar a desenvolver Caxias do Sul, sendo uma referência de ser humano, político e profissional.”
- Lucas Diel, vereador do PDT: “Seu legado será lembrado por gerações como importante na trajetória de Caxias do Sul, com comprometimento e realizações.”
- Cecília Pozza, ex-presidente do PDT: “Harty era um guri muito articulado, tinha ideias muito progressistas. Ele tinha uma grande liderança nas comunidades em que atuava. Ele tinha tudo para ser um expoente, uma grande liderança na política em Caxias. Uma pena que ele tenha a vida abreviada aos 48 anos.”