O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, afirma que a Brigada Militar (BM) recebeu 10 chamados para verificar irregularidades em Caxias do Sul. Destas, uma ocorrência resultou em termo circunstanciado por suspeita de boca de urna na localidade de Parada Cristal, no interior. O fato ocorreu por volta do meio-dia. Vídeos encaminhados ao Cartório Eleitoral mostravam carros com som alto e bandeiras, o que pode configurar crime eleitoral, já que é proibido aglomeração próximo aos locais de votação.
— Poucos incidentes. Tivemos 10 solicitações de averiguações. Sete delas via Cartório e as outras pelo 190. A eleição até o momento tranquilo. Foi lavrado um termo circunstanciado por propaganda irregular. Há vídeos, então, encontramos o carro rapidamente.
Sobre as próximas horas, a BM se mantém preparada para acompanhar a movimentação, caso tenha comemoração.
Segundo o chefe do cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, o termo circunstanciado será encaminhado para o Ministério Público (MP) nesta segunda-feira (3) e se o MP entender que se trata de boca de urna, vai oferecer a denúncia ou detenção penal.
— Em uma cidade como a nossa ter apenas essa intercorrência é positivo. Sinal que a nossa estrutura de segurança deu conta. Agora, pedimos para todos que tenham serenidade durante e após a apuração dos votos. Que se forem para a praça comemorar que seja em paz porque esse é uma festa da democracia — finalizou Borowski.