A movimentação de eleitores é intensa em dois dos maiores locais de votação de Caxias do Sul neste domingo (2). Na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Alexandre Zattera, no bairro Desvio Rizzo, algumas pessoas desistiram de votar entre 9h e 10h, já que a fila estava muito grande. Muitos disseram que voltariam mais tarde, segundo uma das administradoras do prédio. O mesmo ocorreu por volta das 10h na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Renato João Cesa, no bairro São Caetano. Por volta do meio-dia, o movimento ainda era intenso.
Com 6.021 eleitores, o Alexandre Zattera é o segundo maior local de votação da cidade, com 16 seções. Por volta das 11h30min, a situação era mais tranquila, mas algumas sessões ainda apresentavam filas maiores.
Luiz Amaral, 53 anos, vota há 22 anos no colégio. Ele chegou às 11h, mas pouco antes do meio-dia ainda aguardava a esposa.
— Sempre voto de manhã e neste ano tem mais movimento a essa hora. Eu até votei rápido — conta.
Já na escola Renato João Cesa, há 5.256 eleitores distribuídos em 14 seções. De acordo com a administradora do prédio, a diretora da escola Aline de Abreu, as filas começaram ainda às 8h, quando começou a votação.
— Em algumas seções demora mais. Em pelo menos três foram quatro horas de fila constante, mas fora isso não tivemos nenhum problema — garante.
Foi após o meio-dia que o eleitor enfrentou menos filas em Caxias do Sul. No Colégio La Salle Carmo, no Centro, as sete seções tiveram movimento constante durante a tarde, com filas pontuais causadas principalmente pela dificuldade de alguns eleitores com a leitura da biometria. O mesmo ocorreria uma quadra à frente no Colégio São José, onde quem optou por votar durante a tarde exerceu seu direito em poucos minutos.
Na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Presidente Vargas a maior procura após às 14h era pelo voto em trânsito. Na entrada da instituição, um mural com cerca de 400 nomes indicava os eleitores que estavam aptos a votar. A sede social do Recreio da Juventude e o colégio Carmo completaram os locais que receberam eleitores em trânsito neste domingo (2).
No Salão Paroquial da comunidade Nossa Senhora da Saúde, o movimento foi constante durante todo o período de votação, com destaque para o final da manhã e início da tarde. Nesse período, houve eleitores que esperaram por cerca de 1h30min para votarem. As filas permaneciam por volta das 15h, mas o tempo de espera era menor e a eleição pôde transcorrer normalmente.