Os vereadores Pedro Incerti (PDT) e Rodrigo Beltrão (PT) selaram acordo para encerrar processo que tramitava no Juizado Especial Criminal (Jecrim) sobre uma briga entre os dois no saguão da Câmara de Caxias do Sul.
A conciliação estabelece prazo de cinco dias úteis para que o pedetista divulgue nota pública reconhecendo que teve atitudes agressivas contra Beltrão, além de um pedido de desculpas.
O parlamentar petista acusava Incerti de agressões físicas e verbais. O desentendimento aconteceu em maio de 2012 e foi gravado em vídeo por um assessor de Beltrão. A confusão teria sido motivada por causa do relatório final de uma comissão processante da qual os dois participavam.
Na época, Beltrão ingressou com uma ação na Comissão de Ética da Câmara. Em dezembro do ano passado, o plenário aprovou o arquivamento da proposta de punição, que previa suspensão por 60 dias das atividades parlamentares de Incerti. Um parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) apontou ilegalidade na pena.
Na sexta-feira, dia 7 de junho, os dois parlamentares entraram em consenso durante audiência. O compromisso é de que os vereadores se respeitem mutuamente. Beltrão disse ter aceitado o acordo com uma condição:
- Espero pelo pedido de desculpas. Não se trata de questão pessoal, mas pelo fato político. Depois disso, o assunto estará encerrado para mim - ressaltou Beltrão.
A nota deve ser divulgada nesta semana. O Pioneiro não conseguiu localizar Incerti para comentar o acordo.
Veja a confusão registrada em vídeo:
Confusão no Legislativo
Vereador Pedro Incerti concorda em pedir desculpas por agressões contra Rodrigo Beltrão em Caxias do Sul
Desentendimento entre os parlamentares terminou em conciliação na Justiça
GZH faz parte do The Trust Project