A Brigada Militar (BM) divulgou no fim da tarde desta quinta-feira (4) detalhes sobre o assalto que resultou em dois mortos e um casal preso na noite de quarta-feira (3), na Serra.
A ocorrência se iniciou em Flores da Cunha, na manhã de quarta-feira (3), e prosseguiu até a noite desta quinta no distrito de Juá, próximo do limite de São Francisco de Paula com Caxias do Sul, onde os policiais mantiveram um cerco em busca de um quinto suspeito de envolvimento no assalto.
Duas caminhonetes roubadas em Flores da Cunha foram recuperadas pela BM. A procura pelo quinto envolvido foi encerrada.
Sequência dos atos, de acordo com a polícia:
:: Por volta de 7h30min de quarta-feira (3), três homens e uma mulher, portando armas de fogo, renderam o proprietário de uma residência e um funcionário dele na localidade de Travessão Carvalho, no distrito de Otávio Rocha, no município de Flores da Cunha. As vítimas estavam trabalhando em parreirais quando foram abordadas pelo grupo.
:: De acordo com a BM, o proprietário da residência e o funcionário foram levados para dentro da casa, onde havia outras pessoas. No local, as vítimas foram amarradas e agredidas. Após, o grupo fez buscas por bens na casa, levando, por fim, duas caminhonetes, cerca de R$ 4 mil, celulares, dois aparelhos de TV, uma serra elétrica, uma espingarda calibre .12, dentre outras coisas.
:: O grupo fugiu do local por volta de 8h30min. Ele teriam seguido rumo a Mato Perso.
:: As equipes da Brigada Militar, incluindo o 4º Batalhão de Polícia de Choque, iniciaram as buscas em Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha.
:: Por volta de 15h30min de quarta-feira, o setor de Inteligência informou as equipes de que as caminhonetes roubadas foram vistas nas imediações do distrito de Juá, em São Francisco de Paula. Durante o deslocamento, as equipes do 4º Batalhão de Polícia de Choque abordaram um Palio, onde estavam um homem e uma mulher.
:: A mulher relatou, conforme a BM, que participou do roubo em Flores da Cunha com os três homens, os quais fugiram para uma região de mata. O casal foi preso em flagrante.
:: Posteriormente, as caminhonetes e parte dos bens foram localizadas em uma estrada que liga a Rota do Sol ao distrito de Juá. Assim, os policiais iniciaram as buscas aos três homens que participaram da ocorrência. Segundo a BM, dois deles atiraram contra os policiais, que revidaram. A dupla, que não teve o nome revelado, morreu no local. Nenhum policial se feriu.
:: As buscas ao terceiro envolvido prosseguiram na região de São Francisco de Paula até a noite desta quinta-feira, quando foram encerradas. O Batalhão de Aviação da BM chegou a ser integrado aos trabalhos.
:: Na ação que resultou na morte da dupla, foram apreendidas munições, arma de fogo, R$3,2 mil e outros bens.
Suspeita de envolvimento em outros crimes
Segundo apuração do setor de Inteligência da BM, há a suspeita que o grupo esteja envolvido em pelo menos outros três crimes na região, ocorridos desde o dia 27 de outubro. Uma delas é uma tentativa de roubo a uma caminhonete em Flores da Cunha no último sábado (30). Na ocasião, houve troca de tiros entre os criminosos e o dono do veículo.
O nome dos dois suspeitos mortos não foram divulgados. Um deles tem 28 anos e antecedentes policiais, segundo a BM, por ameaça, disparo de arma de fogo, roubo à residência/porte de arma de fogo, furto/arrombamento de estabelecimento comercial e furto simples em residência.
O outro homem que morreu tinha 39 anos e estava na condição de foragido. Conforme a polícia, ele tinha antecedentes por roubo a motorista, roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículo, roubo a pedestre; desacato, homicídio, entre outras coisas.