Bento Gonçalves é mais um dos municípios da região a aderir à flexibilização dos protocolos contra a covid-19 e tornar facultativo o uso da máscara em locais abertos. A prefeitura publicou neste sábado (12), em edição extraordinária do Diário Oficial, o decreto que desobriga o uso do acessório, tanto em locais públicos, como privados.
Assim como em Caxias do Sul e Vacaria, a decisão não é válida para locais fechados. No entanto, Bento Gonçalves trata de uma questão até então não abordada pelos demais municípios: o uso por crianças. O município está desobrigando o uso de máscara por crianças maiores de seis anos. O prefeito Diogo Siqueira explica que já existe uma determinação que permite que crianças pequenas fiquem sem máscaras na cidade. Agora, as maiores de seis (até 12 anos) também estariam liberadas, inclusive em sala de aula.
— Já é tempo de voltarmos um pouco à normalidade. Nossos índices de internação estão bem reduzidos. Fizemos o decreto com base no parecer técnico já emitido pela Amesne e embasados também pelos nossos próprios estudos — informa o prefeito.
Segundo Siqueira, a decisão de antecipar o lançamento do decreto para o sábado foi tomada para facilitar a organização das pessoas que, na segunda-feira, retomam suas rotinas. Além disso, a ideia seria ter mais tempo para informar a comunidade, que começa a receber na segunda-feira visitantes de todo o país, com o início da Fimma e Movelsul.
Bento tem 91% da população vacinável com esquema completo.