Em 2024, em Caxias do Sul o nome mais escolhido pelos pais para batizar os filhos foi feminino. Com 89 registros, Helena se tornou a preferência na cidade. A escolha demonstra um crescimento que vem se sustentando ano a ano no ranking estadual de nomes. Preferência nacional da década de 50, Helena já batizou mais de 29 mil gaúchas ao longo da história.
O levantamento faz parte da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Arpen-Brasil, entidade que congrega os Cartórios de Registro Civil do país, e que reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados em todo o Brasil.
O ranking dos nomes mais registrados em Caxias do Sul reforça ainda a preferência regional por nomes curtos e de fácil pronúncia, como Miguel, Aurora, Gael e Ravi, em uma busca crescente por simplicidade, tradição, com a utilização de nomenclaturas bíblicas, e originalidade, com grande influência das atuais personalidades do mundo digital.
Depois de Helena, estão na lista de preferência regional entre os recém-nascidos do sexo feminino: Cecilia (72 registros), Antonella (65 registros), Aurora (61 registros) e Maite (60 registros). A tendência se mantém entre os homens: Miguel (78 registros) segue como a preferência regional, seguido por Matteo (61 registros), Gael (54 registros) e Ravi (53 registros).
Confira o ranking dos nomes mais registrados em Caxias do Sul:
- Helena – 89 registros
- Miguel - 78 registros
- Cecília - 72 registros
- Antonella - 65 registros
- Aurora - 61 registros
- Matteo - 61 registros
- Maite – 60 registros
- Alice - 60 registros
- Gael – 54 registros
- Ravi - 53 registros
Confira o ranking dos 10 nomes femininos mais registrados em Caxias do Sul:
- Helena – 89 registros
- Cecília - 72 registros
- Antonella - 65 registros
- Aurora - 61 registros
- Maite – 60 registros
- Alice - 60 registros
- Heloísa - 49 registros
- Laura - 44 registros
- Lívia - 44 registros
- Isis - 40 registros
Confira o ranking dos 10 nomes masculinos mais registrados em Caxias do Sul:
- Miguel - 78 registros
- Matteo - 61 registros
- Gael – 54 registros
- Ravi - 53 registros
- Davi - 51 registros
- Bernardo - 51 registros
- Heitor - 50 registros
- Theo - 48 registros
- Arthur - 47 registros
- Gabriel - 45 registros
Sobre a Arpen/RS
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) é a entidade representativa dos 422 Cartórios de Registro Civil do Estado, presentes em todos os municípios, realizando os principais atos da vida de uma pessoa: nascimento, casamento e óbito. A Arpen/RS foi fundada em 24 de janeiro de 1998 e sua sede está localizada no Centro Histórico de Porto Alegre.