O Rio Grande do Sul está em alerta para as condições climáticas para o início desta semana. Nos últimos dias, um ciclone extratropical se formou no Estado e trouxe temporal, o que não foi diferente na Serra. A noite de domingo (1º) e a madrugada de segunda-feira (2) foram com chuva e ventos fortes em alguns pontos.
Para esta segunda, a Climatempo aponta a possibilidade de rajadas de vento variando entre 50 e 70km/h na Serra. Além disso, há alerta para temporais com chuva volumosa na região, e a tendência é que a partir da tarde, com o deslocamento de uma frente fria em direção a Região Sudeste, o tempo volte a ficar firme.
Caxias do Sul deve ter temperatura variando entre 17°C e 22°C, com chuva forte pela manhã e diminuição das nuvens à tarde. A precipitação para hoje no maior município da Serra deve ser de 32 milímetros.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Bento Gonçalves teve ventos de 81km/h entre domingo e segunda. Segundo o Inmet, Canela, na Região das Hortênsias, teve acumulado de 53,6mm nas últimas 24 horas; já de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Nova Petrópolis teve chuva de 53,8mm no período, enquanto São Francisco de Paula registrou 45,4mm.
Já para a terça-feira, de acordo com o serviço de meteorologia, a condição para chuva diminui, mesmo assim, pode ocorrer precipitação fraca e isolada por conta da umidade do oceano em direção ao continente, mas sem alertas para a região.
Bombeiros atuam na região
Os bombeiros da Serra aturam em ocorrências ocasionadas pela chuva na região nas últimas horas. Em Nova Petrópolis, foi feito o corte de duas árvores na BR-116, além de um destelhamento de casa no bairro Fazenda Pirajá. Em Gramado, ocorreram quedas de árvores na RS-235.
Já em São Marcos, foram registrados dois destelhamentos, com os moradores solicitando lonas. Além disso, houve a queda de um poste em frente ao pátio de uma empresa na BR-116. Não há informações sobre feridos na Serra.
Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, sete bairros foram atingidos, e houve o destelhamento de casas e queda de duas árvores na cidade, uma na BR-116 e outra na BR-285. No entanto, conforme os bombeiros, sem feridos.