Após uma semana marcada por calor e tempo instável em algumas áreas do Estado, como o temporal registrado em Doutor Maurício Cardoso na quinta-feira (28), a precipitação deve ganhar força no Rio Grande do Sul neste domingo (1º). A próxima semana começa com chuva forte e risco de novas tempestades a partir da tarde de domingo.
Áreas de instabilidade vão avançar do interior do continente na Região Central, na Campanha, no Vale do Rio Pardo e na Fronteira Oeste, principalmente por conta da formação de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul, que rapidamente se desloca para o Oceano Atlântico. Com isso, é gerada uma frente fria, que deve trazer precipitação, raios, granizo e vento forte.
As rajadas de vento podem chegar a 100km/h na noite de domingo, com expectativa de acumulado de chuva de até 100 milímetros em poucas horas nas áreas mais afetadas. Conforme a Climatempo, na segunda-feira (2), o ciclone extratropical se afasta ainda mais para alto mar e a frente fria associada vai se deslocar pelo RS, provocando chuva em todo o Estado.
O dia será de muita nebulosidade, com chuva a qualquer hora, podendo vir na forma de temporais e com volumes mais significativos. Em áreas da metade sul do Estado, a precipitação deve ficar concentrada no período da manhã. A partir da tarde de segunda, a tendência é que a instabilidade diminua. Na região Sul, há previsão de pancadas de chuva durante a madrugada.
Já na terça-feira (3), com o afastamento da frente fria, o tempo firme volta a predominar em grande parte do Estado. Somente na faixa Leste, não se descartam pancadas de chuva, devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente. A atuação de uma massa de ar frio favorece uma diminuição da temperatura.
Portanto, depois da chuva, a semana terá temperatura amena, segundo o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
— O tempo deve estabilizar depois da chuva e a temperatura deve cair um pouco ao longo da semana. Essa condição deve durar até sexta-feira (6) — afirma.
Segundo o especialista, durante a semana, a temperatura mínima deve cair para 10ºC ou 12ºC em regiões mais frias, como na faixa sul do Estado, e deve ficar em 16ºC em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entre quinta e sexta-feira, os termômetros devem marcar temperatura máxima entre 32ºC e 35ºC, com a volta do calor. No próximo final de semana, entre sexta e sábado (7), há possibilidade de novas pancadas de chuva em todo o Estado, segundo Schneider.