A nova ponte entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis pela BR-116 deve ser concluída ainda em 2024, conforme informado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) à reportagem do Pioneiro. Segundo o órgão federal, as obras estão em fase final de execução, e as condições climáticas vão determinar se o cronograma será cumprido. No entanto, não há informações sobre uma possível data para liberação do fluxo de veículos.
A ponte sobre o Rio Caí entre Caxias e Nova Petrópolis na rodovia federal foi implodida em 27 de junho. A travessia, localizada no km 174 da rodovia, está interditada desde 12 de maio. Com a chuva de maio, a força da água fez com que um dos pilares centrais da estrutura fosse danificado pela água, e a pista cedeu.
De acordo com o Dnit, neste momento estão sendo lançadas as vigas e instaladas as lajes. Na sequência, será feita a concretagem e a pavimentação asfáltica nas cabeceiras da ponte para que, por fim, seja feita a sinalização da via. A estrutura que está sendo concluída é mais alta, larga e comprida do que a que existia no local. O investimento na obra é de R$ 31 milhões.
O Dnit cogitou uma ligação temporária entre as duas cidades, mas acabou declinando da ideia. Porém, em 20 de setembro, após cerca de 35 dias de trabalhos, a comunidade local entregou uma estrutura temporária sobre o Rio Caí, que conecta Linha Sebastopol, em Caxias, a São José do Caí, em Nova Petrópolis. O trânsito nos dois lados é de pista simples, com limitação para veículos de até 45 toneladas. Por isso, a passagem pelo local pode ser lenta, com filas de veículos para cruzar a ponte em ambos os lados.
A estrutura recebeu o nome de Ponte da Cooperação, e foi executada pela iniciativa Pontes do Sul, a mesma empresa que reconstruiu a ponte de Nova Roma do Sul, na RS-448, sobre o Rio das Antas. A estrutura no Rio Caí foi erguida com galerias de concreto que permitem a circulação das águas do leito, com uma camada de concreto no alto para que os veículos possam fazer a travessia.