Apesar do frio que deu as caras em pleno mês de dezembro em Caxias do Sul, a terceira edição do Natal dos Golden reuniu cerca de 150 cães da raça Golden Retriever, em ação beneficente organizada por um grupo de "pais e mães" dos pets.
Conhecidos por serem dóceis e brincalhões, os mascotes parecem ter aproveitado a tarde tanto ou mais que suas famílias humanas, tendo à disposição diversos brinquedos, além, claro, da companhia de companheiros de raça.
- Fazia muito tempo que ela (a cadelinha Luna) não via outros cães iguais a ela. Normalmente nós passeamos com ela na rua, mas não é comum encontrarmos outros Golden pelo trajeto. Dá pra ver que ela está muito feliz, chega a estar cansada - comenta a tutora, Rosimeri Loro.
É claro que também teve quem aproveitou o dia para passear também com as suas crianças, como Janciele Fuentes, 38, tutora do Paçoca e mãe da Estela e da Sofia, de 5 e 7 anos. Enquanto as crianças se divertiam com o doguinho, a mãe contou que o pet está em treinamento para ser um cão terapêutico.
- Acho muito bonito o trabalho que é feito com os cães, de ajudar a leva rmais conforto para pessoas doentes em hospitais ou para idosos em lares de repouso. Por enquanto ele (Paçoca) ainda é muito novo, mas daqui um ano imagino que ele já esteja pronto para essa missão - comenta Janciele.
Por falar em terapia, foi para ter uma companhia no dia a dia que Marcela Modena, 43, adotou o golden Charlie, de três anos. Assim como os mais de 100 tutores que foram ao Parque da Festa da Uva neste domingo, ela não cansa de se surpreender com o companheirismo do filho canino:
- Eu escolhi ter um golden pela doçura que essa raça tem. São cães muito parceiros, que dão muita alegria a quem convive com eles. No momento da vida em que eu estava, um golden era a companhia ideal pra mim.
Organizado pelo grupo Golden Retriever Serra Gaúcha, que conta com mais de 300 membros, além de promover a interação entre os participantes o evento contou com a doação de rações e tampinhas plásticas. Houve ainda a venda de canecas, imãs de geladeira e calendários da ONG Engenharia Solidária, parceira da organização nesta edição. Toda a verba arrecadada com as vendas será destinada à castração de animais.