Três empresas demonstraram interesse em realizar as obras de recuperação da pista do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. As propostas foram conhecidas na manhã desta quarta-feira (18) e a documentação passará agora por análise para definir o vencedor da licitação.
O recapeamento asfáltico da pista já era planejado desde o ano passado, devido a rachaduras. Em 6 de novembro, por exemplo, as operações chegaram a ser interrompidas devido ao surgimento de um buraco, consertado no mesmo dia. Uma fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o fechamento do aeroporto Salgado Filho em função da chuva de maio aumentaram a urgência das obras.
O valor máximo determinado para o trabalho é de R$ 5.959.685,94. Dentre as concorrentes, a gaúcha Toniolo, Busnello SA propôs o valor limite, enquanto a empresa Vivacom Comércio e Serviços Ltda, com sede no Rio de Janeiro, apresentou R$ 1 a menos. A terceira concorrente, também com sede no Rio Grande Sul, foi a Traçado Construções e Serviços Ltda, que propôs R$ 8.999.955,00. É a Traçado que está recuperando a pista do aeroporto de Porto Alegre.
Apesar da apresentação do orçamento, a vencedora do certame ainda não está definida. Isso porque a documentação que será analisada precisa cumprir todos os requisitos do edital.
— Pedi para a Central de Licitações para que se tenha bastante rigor na verificação das qualificações e na capacidade de execução das empresas. Não podemos correr o risco de parar a operação. Um pedaço por dia tem que fresar (remover o asfalto antigo), repavimentar e sinalizar, porque às 6h30min temos uma decolagem — lembra o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring.
O projeto prevê a remoção da camada asfáltica de oito metros para cada lado a partir do eixo central de todos os 1.940 metros de pista. A área totaliza 36,6 mil metros quadrados. Em seguida será aplicado um novo pavimento de cinco centímetros de espessura. O material tem características próprias para a operação de aeronaves, como mistura de polímeros. Não será necessário recuperar a base da pista.
Para não interromper as operações do aeroporto, as obras serão realizadas sempre à noite. A previsão do edital é de atuação das equipes das 22h às 6h, mas o horário pode ser negociado conforme a necessidade.
O recapeamento tem duração prevista de quatro meses e vai ocorrer inclusive em uma área da pista atualmente não homologada para uso. A consultoria contratada pelo município para planejar melhorias no aeroporto estuda a possibilidade de utilizar o trecho de cerca de 230 metros para decolagens. Para isso, é preciso homologação por parte da Anac, o que deve ser solicitado após as obras. A utilização dessa extensão para pousos não é possível devido à existência de obstáculos na aproximação.
Questões logísticas do trabalho, como o ponto onde as máquinas serão acomodadas durante o dia, já foram definidas. Caso não haja entraves no processo licitatório, a estimativa é de que as primeiras mobilizações ocorram ainda em setembro.
No último dia 10, também foi iniciada substituição do telhado do terminal de passageiros. A previsão é concluir o trabalho em 30 dias.