Depois de nove horas fechado, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, voltou a funcionar nesta terça-feira (7). O terminal ficou fora de operação após um buraco na pista ser observado durante uma vistoria feita na segunda-feira (6) pelos servidores que atuam no aeroporto. O conserto ocorreu no mesmo dia. Em razão do problema, um voo foi cancelado durante a tarde de segunda e outros dois não foram realizados na manhã desta terça-feira.
De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D'Ávila, os voos da companhia aérea Gol, que chegariam a Caxias do Sul às 11h10min e 12h40min e partiriam para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, respectivamente, foram cancelados pela empresa. Segundo ele, a companhia manteve a decisão mesmo após ser informada que o aeroporto voltou a funcionar. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Gol informou que, devido ao fechamento do terminal na segunda-feira, efetuou previamente o cancelamento dos voos programados para esta terça-feira.
Os passageiros desses dois voos foram realocados em outras aeronaves e embarcaram e desembarcaram em Porto Alegre. Na segunda-feira, o voo da Azul para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), das 15h25min também havia sido cancelado. Nenhum voo fretado estava agendado para a noite. Para esta terça, o voo da Azul foi mantido, assim como o embarque e desembarque de passageiros para o voo da Latam ao Rio de Janeiro, no fim da tarde.
A fissura na pista do aeroporto foi consertada por equipes da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que tem um contrato para obras junto ao município.
— Fizemos uma avaliação no local e entendemos como necessário agir para consertar o buraco e depois permitir o retorno dos voos. Agimos de uma forma rápida — analisa Loreto.
Desde abril deste ano, o aeroporto está sob responsabilidade da prefeitura de Caxias do Sul. O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior, entende que o dano na pista foi pontual e corrigido rapidamente pelo poder público.
Investimentos
Ainda segundo ele, o município tem feito investimentos de melhoria na infraestrutura do local, incluindo revitalização da pintura da pista principal de pousos e decolagens e reparos na drenagem da pista no espaço de estacionamento de aeronaves de táxi aéreo. Para o ano que vem, o orçamento da SMTTM prevê R$ 4 milhões em melhorias na pista do aeroporto.
— Desde que assumimos a gestão do aeroporto, temos investido em obras e melhorias. Ações que demoravam muito tempo agora estão sendo feitas de maneira rápida e eficiente — afirma o secretário.
Com 2 mil metros de extensão e 30 metros de largura, sendo 1.670 metros homologáveis para pouso e decolagem de aeronaves, a pista do Aeroporto Hugo Cantergiani recebe atualmente entre quatro e cinco voos diários das companhias aéreas Azul, Gol e Latam, que operam na cidade com aeronaves de grande porte da Airbus, da Embraer e da Boeing. A partir de dezembro, Caxias terá voos diretos para Florianópolis a partir de dezembro.
Além de voos comerciais, o terminal também recebe jatos particulares e voos fretados e serve ao Aeroclube de Caxias do Sul.