Ação de conscientização do aleitamento materno, a Hora do Mamaço foi realizada pela sexta vez neste sábado (17), em Caxias do Sul. Com entrada gratuita, o evento recebeu mães e crianças no Centro de Cultura Ordovás para um momento de troca de experiências e de conexão. A atividade, que ocorre mundialmente, integra a programação do Agosto Dourado.
Uma das organizadoras, Morgana de Melo percebe que o ato anual está gerando uma mudança. Como ela relembra, um dos recados do Mamaço é de que as mães podem amamentar os filhos em qualquer lugar e sem discriminação. Ela destaca que o leite materno é a principal fonte de alimentação dos bebês.
— A mudança está acontecendo devagarinho. Aos poucos, as mães estão se informando mais na gestação, se preparando para esse momento. Então, tudo acaba ficando muito mais rápido e melhor. Temos uma evolução muito grande sim — vê Morgana, que é consultora em aleitamento materno.
As participantes puderam ainda curtir um show de música e poesias. A Hora do Mamaço contou com oficina de saúde mental materna, oficina de danças, yogaterapia hormonal, ilha de maquiagem e um painel de fotografia.
O painel teve os cliques da fotógrafa Fran Corrales, que já atua há sete anos com fotografia materno-infantil. Ela fez imagens das mães amamentando os bebês, como também ocorreu na edição de 2023. É uma forma de conscientizar também com um olhar sensível.
— É sempre com muita alegria que eu participo desse projeto, que é voluntário e trata de algo tão maternal — conta a fotógrafa.
A Hora do Mamaço é um evento mundial, que surgiu em 2006 na França, no qual mães com seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e trocam experiências com outras pessoas. Neste ano, o tema foi Amamentação, apoio em qualquer circunstância.