A prefeitura de Veranópolis confirmou neste sábado (4) três mortos no deslizamento na BR-470, na Ponte Ernesto Dornelles, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos. O local foi atingido pela queda de barreira na última quarta-feira (1º) devido a chuva que atinge o Rio Grande do Sul.
Segundo a prefeitura, os três foram identificados ainda nesta sexta (3): Carolina Silveira Lopes, Dirceu Milani e Rodrigo Cagol. O órgão não informou se os corpos já foram retirados dos escombros. Cagol morreu na quinta-feira (2), depois de ser encontrado por um amigo que desceu no local e o encontrou preso no desmoronamento.
Na manhã deste sábado, autoridades e voluntários retomaram o resgate em pontos considerados críticos de Veranópolis, que são as comunidades São José da Nona, Monte Claro e Navegantes — esta última fica na região da Ponte Ernesto Dornelles. Ainda de acordo com a prefeitura, é possível que o número de mortos no local aumente durante os trabalhos de resgate na região.
Na tarde desta sexta-feira, pelo menos 30 pessoas foram resgatadas na ponte. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Tacchini e para uma UPA em Bento Gonçalves. O resgate foi realizado com ingresso de bombeiros pela mata, de voluntários e policiais rodoviários federais pela BR e também com transporte aéreo.
Os trabalhos são realizados de forma conjunta com a Defesa Civil, prefeitura, bombeiros e voluntários como jipeiros. Além disso, novamente será necessário o uso de transporte aéreo, devido a dificuldade de locomoção ou questões de saúde das pessoas.
Doações
- Neste momento, a prefeitura informa que há necessidade de apenas de alimentos não perecíveis e colchões.
- Doações de alimentos devem ser entregues no Cras de Veranópolis, localizado na Rua São Francisco de Assis, nº 259, ao lado da Apae. Horário: das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16 horas. Os colhões devem ser levados ao ginásio da Femaçã.