Pelo menos 30 sobreviventes do desmoronamento que atingiu a Ponte Ernesto Dornelles, na BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, foram resgatados de helicóptero e por terra no início da tarde desta sexta-feira (3). As vítimas foram encontradas após as equipes de resgate conseguirem acessar o local, que está ilhado desde a última quarta-feira (1º). Outras 14 pessoas ainda aguardam pelo resgate. No mínimo quatro pessoas morreram no deslizamento de terra no local. Os nomes não são divulgados oficialmente, mas entre as vítimas estariam Rodrigo Cagol, 32 anos, e Elisa Bucco Tomasi, 22.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as pessoas com fraturas graves estão sendo encaminhadas para o Hospital Tacchini. As demais devem passar por avaliação na UPA Botafogo, ambos em Bento Gonçalves. Até o momento, não é possível afirmar quantas pessoas ainda estão entre os escombros do desmoronamento. Segundo a corporação, na Serra das Antas, região onde ocorrem os resgates, ainda há pessoas ilhadas em pontos de difícil acesso.
Segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, a aeronave dos bombeiros do Rio de Janeiro chegou no município por volta das 14h45min. Até o momento, foram resgatadas cerca de 280 pessoas no Vale Aurora, Imaculada Conceição, Pedra Lisa, São Pedro 71, Linha Demari, Alcântara, Santa Lúcia, Veríssimo de Matos, Linha Buratti, Nossa Senhora das Graças e Linha Ferri.
A operação de resgate conta com equipes da PRF, voluntários e bombeiros do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A orientação das guarnições é de que moradores não cheguem próximo aos locais de resgate pelo risco de novos deslizamentos.