Foi por volta das 13h desta quarta-feira (27) que a equipe de funcionários e voluntários da Associação Amigos de Nova Roma do Sul pôde, enfim, atravessar os 124,5 metros da nova ponte de ferro que liga o município a Farroupilha. A estrutura, com altura aproximada de 25 metros, aguarda agora pela concretagem da pista de rolamento, prevista para iniciar nesta sexta-feira (29).
A ligação foi viabilizada após o posicionamento do segundo módulo, que começou a ser conectado ainda na manhã da última terça-feira (26). Depois de uma movimentação, próxima ao solo e no aterro feito no leito do rio, o módulo de 80 toneladas começou a ser posicionado às 12h24min. Trinta minutos depois, a instalação permitiu a travessia e a comemoração da equipe que acompanhava o serviço.
Em meio às palmas e antes de posar para a foto, o presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, Tranquilo Tessaro rezava ajoelhado em um capitel próximo ao canteiro de obras e agradecia por mais uma etapa vencida.
— A partir de hoje não precisamos mais usar barco para fazer a obra. Fomos abençoados e conseguimos, em tempo recorde, essa obra para o povo de Nova Roma do Sul e região — diz Tessaro.
Antes da inauguração, prevista para o dia 22 de janeiro, quando veículos leves deverão passar pela primeira vez pela ponte, a associação planeja a instalação da iluminação que dará segurança para as travessias durante a noite e a madrugada.
114 dias depois
A ponte de ferro centenária foi levada pela força da água do Rio das Antas na enchente do último dia 4 de setembro. Dois dias depois, uma reunião definiu que a nova ligação seria idealizada com recursos da comunidade, arrecadados por meio de uma associação. O prefeito Douglas Pasuch acompanhou a conclusão da etapa que deu forma para a ponte e comemorou a união da comunidade:
— A gente trabalha desde o dia em que ela caiu tentando unir a comunidade e foi o que aconteceu. Aqui não tem um real de dinheiro público, aqui tem dinheiro meu, particular, de uma empresa que sou sócio. Aqui tem o dinheiro da comunidade e das pessoas que, muitas vezes, não esperam o que o Estado pode fazer por elas, mas o que elas podem fazer pelo Estado — afirma.
RS-448 ainda tem condições precárias
O acesso à ponte pela RS-448, no lado de Farroupilha, tem máquinas que realizam a limpeza, mas segue com pontos de estreitamento devido aos deslizamentos de terra. Além disso, a vegetação cobre parte da pista em alguns trechos e, em outros, há muita sujeira e pedras que dificultam a passagem de veículos.
A administração pública de Nova Roma do Sul cobra que a manutenção seja feita e teme que a estrada ainda tenha condições precárias, mesmo com a retomada da principal ligação entre os municípios.
— O Daer nos abandonou, eu já falei isso há 30 dias. No acesso por Nova Roma foram os agricultores que limparam as margens e deram condições para a estrada. É isso aí que nós vamos ter que fazer do outro lado se o Estado não agir, porque daqui a pouco a ponte está pronta e a estrada não — apontou Pasuch.
Em nota, o Daer informou que está trabalhando diariamente para devolver as condições ideais de trafegabilidade ao trecho da RS-448, mas que “as chuvas incessantes e ausência da ponte dificultam o transporte de materiais necessários para os trabalhos de recuperação. Apesar dos serviços em andamento, o tráfego está liberado. A previsão é que os serviços sejam concluídos durante o mês de janeiro, a depender das condições climáticas.”