Um guindaste americano, com capacidade para erguer 450 toneladas e avaliado em R$ 20 milhões, é utilizado para içar a estrutura metálica da ponte sobre o Rio das Antas, na RS-448, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha. A segunda parte da estrutura, no lado de Nova Roma, deve começar a ser erguida nesta terça-feira (26). A primeira, no lado de Farroupilha, já foi posicionada durante o fim de semana e feriado de Natal. O serviço, desde a amarração ao içamento da estrutura, com peso estimado em 85 toneladas, levou cerca de 48 horas, entre a manhã de sábado (23) e a madrugada de segunda feira (25).
Esse é o primeiro serviço realizado pelo guindaste do Grupo Darcy Pacheco, empresa de Nova Santa Rita e contratada para o trabalho. No início da tarde, o equipamento fazia a amarração dos cabos de aço em oito pontos da estrutura para o içamento, que tem previsão para começar no início da noite desta terça-feira.
— Precisa subir de forma uniforme. É um trabalho difícil porque precisamos movimentar o guindaste e a peça, é um material muito bruto — considera o supervisor de movimentações de carga, Regis Silveira.
Para a construção da nova estrutura, uma equipe de segurança restringe a passagem de veículos e dá acesso apenas para o pessoal autorizado.
— Para chegarmos ao içamento precisamos fazer duas movimentações. Isso quer dizer que precisamos desmontar o guindaste e montar de novo outro, em outro ponto, para então levantar a estrutura — explica Silveira.
R$ 4,9 milhões arrecadados
Desde o início de setembro, a forma mais prática de acessar Nova Roma do Sul é pela balsa, distante cerca de 25 quilômetros da RS-448, onde a antiga ponte centenária foi destruída. Por isso, moradores e empresários do município criaram a Associação Amigos de Nova Roma do Sul, que desenvolveu a ideia da ponte de ferro. Orçado em R$ 6 milhões, o projeto já arrecadou R$ 4,9 milhões por meio de rifas e doações. Presidente da Associação Amigos de Nova Roma do Sul, criada para viabilizar a obra, Tranquilo Tessaro garante que o restante do recurso já está bem encaminhado para que, até o fim do mês de janeiro, os primeiros veículos já possam atravessar a ponte:
— Queremos terminar até amanhã (o içamento). A outra extremidade (já posicionada) foi bem complicada, operamos durante toda a noite de Natal e concluímos com êxito. Concretando ainda essa semana, que é o planejado, pretendemos liberar para carros leves até o dia 22 e caminhões no dia 27 de janeiro.
Estrutura é provisória
Com a reconstrução da ponte metálica, a ligação entre Farroupilha e Nova Roma do Sul será a primeira dentre as destruídas ou danificadas pela enxurrada de 4 de setembro a ser restabelecida. No entanto, a travessia, que seguirá as mesmas características da ponte anterior, será provisória, uma vez que o governo do Estado promete construir uma nova ponte, mais alta e na diagonal, para minimizar a força do rio sobre a estrutura.
De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a nova travessia a ser construída terá 180 metros de extensão e está orçada em R$ 51 milhões. O órgão busca recursos junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e já enviou o anteprojeto para análise. A pasta já fez uma primeira verificação e solicitou alterações, que estão sendo encaminhadas.