A segunda parte da estrutura metálica da ponte sobre o Rio das Antas, na RS-448, entre Nova Roma do Sul e Farroupilha não pode ser içada nesta terça-feira (26), como previsto inicialmente. A colocação está programada para ocorrer entre o fim da manhã e o começo da tarde desta quarta-feira (27), segundo o prefeito de Nova Roma Douglas Pasuch.
Essa segunda etapa envolve o lado da ponte mais próximo de Nova Roma. O último deslocamento do guindaste será para colocar o equipamento no local exato para puxar a estrutura para cima, o que leva tempo devido ao tamanho da peça.
— Depois, é só içar a ponte. Ela já está colocada no local para subir — explica Pasuch.
O prefeito acredita que a concretagem da pista deve ocorrer na sexta-feira (29). O concreto, de acordo com Pasuch, demora cerca 15 dias para secar. Portanto, ainda não há previsão para liberação do tráfego na ponte.
Operação delicada
Um guindaste americano, com capacidade para erguer 450 toneladas e avaliado em R$ 20 milhões, é utilizado para içar a estrutura metálica. A primeira, no lado de Farroupilha, já foi posicionada durante o fim de semana e feriado de Natal. O serviço, desde a amarração ao içamento da estrutura, com peso estimado em 85 toneladas, levou cerca de 48 horas, entre a manhã de sábado (23) e a madrugada de segunda feira (25).