O prédio que desabou na madrugada de quinta-feira (23) em Gramado estava interditado pela Defesa Civil do município desde julho de 2020. A estrutura fazia parte do condomínio Condado Ana Carolina, que tinha cinco pavimentos e 19 apartamentos. O local foi evacuado no final de semana após instabilidade do solo e ninguém se feriu.
De acordo com a prefeitura de Gramado, o condomínio foi construído pela Prática Construções e Incorporações. O projeto para construção foi protocolado em 2003, sendo aprovado no ano seguinte e o Habite-se autorizado em 2010. Em julho de 2020, após uma reclamação nos canais oficiais da prefeitura, a Defesa Civil fez uma vistoria no local e interditou o prédio, após a apresentação de um laudo de um engenheiro civil.
— Ele (o prédio) nunca foi liberado. Continuava interditado. Existia uma condição para revogação, que era apresentação de laudo e de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), e isso não foi apresentado. A gente sabe que o condomínio fez reforços, tem um profissional que está dando entrevista, mas nunca apresentou um laudo de estabilidade e ART para a Defesa Civil revogar a interdição — explicou o secretário de Planejamento, Rafael Bazzan Barros.
A prefeitura entende que não é responsável pela fiscalização do local e que as adequações do prédio são deveres dos responsáveis pela edificação. Reforçou ainda que o terreno não fazia parte do mapa de locais de risco do município. Ao mesmo tempo, o Executivo buscou reforçar que as atenções do poder público, nesse momento, estão voltadas para outros pontos.
— As atenções não devem estar voltadas a um único prédio. O nosso olhar é para todo o município. Os nosso estudos estão direcionadas ao Três Pinheiros, Piratini, loteamento Orlandi, que receberam uma grande quantidade de chuva nos últimos meses. Temos acompanhado que dezembro vai ser um período com percentual elevado de chuvas e isso tende a ter novas movimentações de solo — disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira.
A reportagem não conseguiu contato com a construtora responsável pelo prédio.
Sobre o residencial
O Residencial Condado Ana Carolina foi construído em uma encosta na Rua Ladeira das Azaléias, numa área total de 3,4 mil metros quadrados em cinco pavimentos e 19 unidades. O condomínio fica no bairro Planalto e acima do bairro Três Pinheiros.
Em apresentações disponibilizadas em sites de imobiliárias, a vista do residencial era um dos pontos mais elogiados, sendo caracterizada como "linda" e "deslumbrante". Outros pontos mencionados para atrair compradores eram a distância de cerca de cinco minutos do centro de Gramado e o "charme e conforto" do condomínio com "estilo europeu".
Ainda conforme uma das apresentações, direcionadas a corretores e datada como de 2009, havia opções de apartamentos com um, dois e três dormitórios. O material acrescenta que os moradores teriam à disposição duas ou três vagas de garagem coberta, lareira e opção de vidros com isolamento. Os imóveis variavam de 91 metros quadrados a 160 metros quadrados.