A estrutura do Residencial Condado Ana Carolina, em Gramado, já estava comprometida antes do desabamento na madrugada desta quinta-feira (23). Ao menos é o que mostra um vídeo feito por um corretor de imóveis que visitou um dos apartamentos no começo deste mês. Andre Schmidt relata que esteve no endereço no dia 8 de novembro para verificar as condições do local antes de apresentar a um comprador interessado. Ele diz que avisou a dona do imóvel e uma moradora sobre a situação.
As imagens gravadas por ele mostram rachaduras em paredes e no piso do apartamento. O imóvel não era habitado e estava sem mobília e assoalho.
— Chegando no imóvel, eu percebi que tinha muitos problemas na estrutura. Havia rachaduras internas e externas. Gravei o vídeo e enviei para a proprietária, que também não sabia. Acabei não continuando a assessoria daquele imóvel porque não poderia colocar meu cliente nesse problema — explica o corretor de imóveis, que acrescenta:
— Eu falei para uma moradora que estava lá que eu não teria coragem de morar naquele prédio, por conta daqueles sérios problemas.
Segundo Schmidt, o apartamento visitado por ele tinha 160 metros quadrados, com três quartos e quatro banheiros, sendo que o valor a ser negociado era de R$ 1,2 milhão.
— Era um prédio de alto padrão, de luxo. Havia apartamento de mais de R$ 2 milhões — sinaliza o corretor.
O residencial havia sido evacuado ainda no final de semana e desabou na madrugada desta quinta-feira (23). Ninguém se feriu.
A reportagem contatou a empresa responsável pela administração do prédio, que informou que apenas executa o que é determinado pelo condomínio e que não irá se manifestar.
"Vista deslumbrante" e "estilo europeu": como era o prédio que desabou
O Residencial Condado Ana Carolina foi construído em uma encosta na Rua Ladeira das Azaléias, numa área total de 3,4 mil metros quadrados em cinco pavimentos e 19 unidades. O condomínio fica no bairro Planalto e acima do bairro Três Pinheiros.
Em apresentações disponibilizadas em sites de imobiliárias, a vista do residencial era um dos pontos mais elogiados, sendo caracterizada como "linda" e "deslumbrante". Outros pontos mencionados para atrair compradores eram a distância de cerca de cinco minutos do centro de Gramado e o "charme e conforto" do condomínio com "estilo europeu".
Ainda conforme uma das apresentações, direcionadas a corretores e datada como de 2009, havia opções de apartamentos com um, dois e três dormitórios. O material acrescenta que os moradores teriam à disposição duas ou três vagas de garagem coberta, lareira e opção de vidros com isolamento. Os imóveis variavam de 91 metros quadrados a 160 metros quadrados.