A partir desta quarta-feira (12), a Rota do Sol (RS-453) voltará a ter interrupções momentâneas no trânsito para o trabalho que verifica a movimentação da fauna entre Itati e Terra de Areia. Os bloqueios terão duração aproximada de 15 minutos cada em dois intervalos de tempo de duas horas - o primeiro é entre 6h30min e 8h e o segundo entre 17h e 19h. A ação será diária até a próxima terça-feira (18) e acompanhada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), que controla o fluxo de veículos nos locais.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a ação é mais uma etapa do estudo que monitora o atropelamento de animais silvestres na Rota do Sol e irá avaliar a efetividade das estruturas subterrâneas e aéreas implantadas para a travessia dos anfíbios.
O monitoramento dos trechos é uma exigência do Ministério Público e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a proteção dos animais da Reserva Mata Paludosa. A área reúne espécies em risco de extinção, algumas existentes somente nessa área do Estado. A preservação ambiental é uma das condições para a manutenção do licenciamento ambiental da rodovia.
Até março de 2023 estão programados outros bloqueios mensais momentâneos. As datas e horários das próximas ações serão divulgados posteriormente.