Motoristas que trafegam no trecho urbano da RS-453, principalmente entre os bairros Cidade Nova e Desvio Rizzo, convivem com o desnivelamento do asfalto em diversos pontos do trecho, seja ele no sentido Caxias-Farroupilha ou Farroupilha-Caxias do Sul.
No primeiro deles, o problema começa a ser registrado já na saída do Viaduto Campo dos Bugres, onde um buraco na faixa de rolamento, à direita, obriga a atenção dos condutores. Mais adiante, a situação se agrava próximo aos semáforos que sinalizam para a entrada ao bairro Cidade Nova. O descascamento de pontos antes consertados pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) começa a aparecer após o acesso ao bairro Desvio Rizzo e é registrado até o Viaduto Torto, no entroncamento com a RS-122.
Sempre à direita, faixa onde trafegam caminhões e carretas, o asfalto é precário também no sentido contrário da via. Quem trafega no sentido Farroupilha-Caxias é surpreendido por uma série de buracos na primeira curva após o Viaduto Torto, condição que se estende até a entrada do bairro Desvio Rizzo, por cerca de dois quilômetros.
Com o caminhão carregado de trigo e estacionado em um posto às margens da rodovia, o caminhoneiro Carlos Bonesso, 45 anos, notou diferença na estrada desde a última vez em que trafegou por ela.
— Fazia uns 20 dias que não vinha para cá, está descascando bastante, trepida muito. Em alguns pontos foram tapados os buracos, mas na primeira chuva abre tudo de novo. O asfalto é só jogado em cima dos buracos — opinou o motorista.
Em outros pontos, onde historicamente os buracos aparecem em decorrência do trânsito de caminhões ou pela chuva, como na entrada do bairro Forqueta, o asfalto se mantém e não são percebidos desnivelamentos. O mesmo ocorre ao longo da RS-122, em Farroupilha, onde foram tapados os buracos que atrapalhavam o trânsito próximo aos semáforos na entrada da cidade.
Responsável pela manutenção da rodovia estadual, o Daer diz monitorar constantemente os buracos em trechos pontuais e realizou na última segunda-feira (18) reparos emergenciais nas proximidades do km 68, na região do Samuara. Em nota, o departamento diz que novas intervenções estão sendo programadas pela autarquia conforme o andamento dos serviços que, neste momento, devem priorizar o trecho entre Antônio Prado a Vacaria.