Moradores de Caxias do Sul que sofrem com a falta de água por conta da estiagem poderão ficar isentos da taxa do caminhão-pipa do Samae. Para ter direito ao benefício, precisarão apresentar alguns documentos. No caso de pessoas de baixa renda, é necessário apresentar comprovação de situação social, por meio do Cadastro Único, junto à Fundação de Assistência Social (FAS). A taxa atual para abastecimento por meio do caminhão-pipa é de R$ 267,60 para uma carga de 15 metros cúbicos.
No casos dos agricultores, a comprovação se dá por meio da Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), junto à Fundação de Assistência Social (FAS) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Agricultores familiares também poderão ser beneficiados com 30% de desconto sobre a taxa desde que comprovem vínculo com o Ministério da Agricultura.
A medida vale durante a vigência do decreto de situação de emergência e somente para os locais não atendidos por redes e sistemas de abastecimento de água potável para consumo humano. O decreto que trata da tarifa foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico e publicado na quarta-feira (12).
Para solicitar o caminhão-pipa, o usuário deve ligar no telefone 115 e fazer um cadastro. O decreto tem vigência de 180 dias.