Nesta semana, o Rio Grande do Sul passa por um bloqueio atmosférico, que impede a passagem de frentes frias e favorece a atuação de uma massa de ar seco e quente sobre o Estado. Na Serra, nesta quinta-feira (13), a previsão é de altas temperaturas, tempo firme e com ventos quentes. De acordo com a Climatempo, a sexta-feira (14), o sábado e o domingo serão os dias mais quentes no Rio Grande do Sul até agora. Segundo Carine Gama, meteorologista da Climatempo, o bloqueio não deixa as frentes frias subirem.
— No momento, a única coisa que traz chuva para a região são as frentes frias. Se a frente fria não sobe, fica uma massa de ar seco muito grande predominando sobre a região Sul, por isso as temperaturas vão subir tanto — detalha Carine.
Conforme Carine, o Rio Grande do Sul, apesar de ser frequentemente associado ao frio, é um Estado com as estações bem definidas: inverno com dias frios e verão com dias extremamente quentes. Temperaturas da ordem de 40°C acontecem no Estado em quase todos os verões e já ocorreram no início de 2022.
— Apesar de todo mundo associar ao frio, no verão o Rio Grande do Sul tem o calor bem demarcado. Além disso, tem a presença do La Ninã, que reduz as chuvas no Estado e agrava a estiagem — explica Carine.
Nos próximos dias, na Serra, as temperaturas ficam entre 30°C e 33°C. Nesta quinta, o céu de Caxias quase não terá presença de nuvens e a temperatura máxima pode chegar aos 31°C. Outro fator preocupante é a umidade relativa do ar, que fica em torno de 14%.
A redução extrema dos níveis de umidade também provoca efeitos que podem prejudicar a nossa saúde, pois quando o ar está muito seco, sentimos a rápida perda de água em nosso corpo, além da desidratação das vias respiratórias e mucosas. Entre 12% a 20%, é considerado estado de alerta.
Nesses dias, não é indicado realizar grandes esforços entre 10h e 16h, deve-se consumir bastante água, evitar ambientes muito aglomerados e fechados e, se necessário, utilizar soro fisiológico para os olhos e narinas.
Ainda de acordo com a meteorologista, as temperaturas pela manhã serão mais amenas por causa da ausência de nebulosidade. Por conta disso, depois do pôr do sol, o calor começa a diminuir. Nesta quinta, a temperatura mínima será de 16°C.
— É uma grande diferença de temperaturas, de amplitude térmica. O dia começa fresquinho e depois dispara a temperatura, o que também não é muito bom para a imunidade física — explica Carine.
Depois do calorão, a boa notícia é que na sexta-feira (14) a previsão é de chuva. Conforme Carine, entre esta sexta e a próxima quinta-feira (20), há possibilidade de chuva todos os dias. A estimativa é que chova entre 30mm a 50mm durante todo o período.
Por causa da chuva, a umidade relativa do ar aumenta, mas traz também a sensação de que o ar está abafado, segundo Carine. Na sexta e no sábado, a previsão é de que as temperaturas fiquem entre 18°C e 29°C.