O uso de máscara para evitar contágio da covid-19 nunca deixou de ser obrigatório, mas o hábito vinha sendo deixado de lado nos últimos tempos diante da melhora nos números da pandemia. Mas, com o aumento de casos registrados nos últimos dias, a prefeitura de Caxias do Sul voltará a intensificar a fiscalização. A partir da tarde desta quarta-feira (12), equipes estarão nas ruas para redobrar a cobrança para utilização da proteção. O trabalho deve ser ainda mais intenso aos finais de semana.
Conforme o diretor do setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo, Rodrigo Lazzarotto, está sendo definida a forma de notificação. As multas serão aplicadas para quem não estiver usando a máscara tanto em espaços abertos quanto fechados e o valor varia R$ 2 a R$ 4 mil.
— Com estabelecimentos é mais fácil, já temos o endereço, o CNPJ. Com pessoas é mais difícil porque nem sempre elas têm documento, podem mentir o endereço — destaca.
As equipes contarão com reforço de servidores das secretarias da Saúde e do Meio Ambiente já que dos 18 funcionários do setor de fiscalização, 11 estão de férias. Os grupos que irão atuar nas ruas terão apoio também da Guarda Municipal.
Além da cobrança da máscara, a prefeitura seguirá fiscalizando a exigência do passaporte vacinal pelos estabelecimentos e as aglomerações. No encontro nesta terça-feira com entidades representativas da cidade, a administração municipal solicitou que as instituições ajudem a dispersar pontos com grande quantidade de pessoas, quando houver.
Lazzarotto não soube precisar, mas estima que entre 1,3 mil e 1,5 multas foram aplicadas em Caxias por não uso de máscara desde o início da regra. A maioria delas, segundo ele, nas festas clandestinas realizadas na área urbana e também no interior do município. Em relação à exigência do passaporte vacinal, foram de sete a oito notificações a estabelecimentos por não cobrar o documento para entrada.
— A gente não gostaria de sair multando. Gostaríamos que houvesse conscientização — acrescenta Lazzarotto.
Após a aplicação da multa, há um prazo de sete dias para recurso.
UBSs fechadas
Mais medidas para contenção da transmissão do coronavírus e para a manutenção dos serviços de saúde, diante do número de profissionais afastados pela covid-19 — até as 17h30min de terça-feira já eram 91 servidores distanciados de suas funções na rede municipal, foram anunciadas na entrevista coletiva.
A partir desta quarta-feira, mais três unidades básicas de saúde (UBSs) estão fechadas: Sagrada Família, São Victor Cohab e Vila Oliva. Na terça, a prefeitura já havia informado a suspensão das atividades da unidade do Villa-Lobos. Os postinhos não terão atendimento até sexta-feira, quando a situação será reavaliada.
Outra medida reafirmada é a continuidade de testagem da população para identificar pessoas positivadas para a doença. Atualmente, a Secretaria Municipal da Saúde conta com 10 mil testes. Nesta quarta-feira, é esperada a chegada de mais 31 mil unidades. No final de semana haverá testagem, novamente, na Praça Dante Alighieri.