Para aumentar a cobertura vacinal e tentar frear o aumento de casos de covid-19 na cidade, a prefeitura de Caxias do Sul organiza mais uma ação de vacinação e testagem para o próximo sábado, dia 15. Como ocorreu no último final de semana, haverá ação na Praça Dante Alighieri. Desta vez, com horário ampliado em relação ao anterior. Será das 9h às 17h (o último encerrou às 13h). Algumas unidades básicas de saúde (UBSs) também terão vacinação contra a covid-19 e testagem e outras estarão abertas para a vacinação do calendário normal, que foi suspensa para evitar expor as crianças.
Os postos ainda serão definidos, já que a atividade depende do número de servidores disponíveis e o município enfrenta um aumento de casos covid-19 entre os profissionais da rede municipal de saúde que já impacta na prestação de serviços à comunidade. Chega a quatro o número de UBSs fechadas em função de servidores afastados.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra, a diretora da Atenção Primária em Saúde, Vanusa Perini, disse que dos 91 servidores afastados até a tarde dessa terça-feira, 55 atuam diretamente nas UBSs. Isso representa pouco mais de 6% do total da área, em torno de 900 profissionais.
— Desde o início do ano, estamos realocando pessoas, reorganizando o pessoal, para tentar sanar as dificuldades das UBSs e manter o atendimento. Quando começou a subir demais o número de pessoas afastadas, não se conseguiu mais manter o atendimento em alguns locais. Para nós, é um número muito grande (de afastados). Ainda mais em um período que, tradicionalmente, em Caxias é um período de férias — declarou a gestora, referindo que a prefeitura optou por fechar algumas unidades do que ficar com serviços parciais.
Ainda segundo Vanusa, apesar de o Ministério da Saúde ter anunciado novos prazos para afastamentos, não houve emissão de instrução normativa ou nota técnica sobre isso, portanto, o município segue adotando 10 dias de afastamento para contaminados e 14 dias para contatantes de positivados.
A UBS Villa-Lobos foi fechada na terça, ao meio-dia, e, a partir dessa quarta, outras três unidades: São Victor Cohab, Sagrada Família e Vila Oliva.
— São medidas para centralizar e oferecer todo o atendimento que a população precisa dentro da UBS com qualidade — disse Vanusa.
Sobre o cenário atual na cidade, Vanusa reforça que a procura por vacinas e testes está grande e faz um alerta para as medidas de proteção:
— Temos que manter a esperança, mas, ao mesmo tempo estarmos cientes que temos que ter vacinação em dia, os cuidados do uso da máscara, lavagem das mãos, uso do álcool gel, que são coisas importantes demais para conseguirmos frear o momento que estamos vivendo.
Com o fechamento das unidades, onde buscar atendimento:
:: Sagrada Família: orientação é para que os moradores busquem atendimento nas UBSs Madureira, São Vicente e Centro de Saúde.
:: São Victor Cohab: orientação é para que os moradores busquem atendimento nas UBSs Planalto, Bela Vista e Cruzeiro.
:: Vila Oliva: orientação é para que os moradores busquem atendimento na UBS Fazenda Souza.
:: Villa-Lobos: orientação é para que os moradores busquem atendimento nas UBSs Galópolis, São Caetano e São Leopoldo.