
A confirmação de Porto Alegre como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027 gerou uma questão principal entre os torcedores: a Seleção Brasileira poderá jogar no Beira-Rio?
A resposta para a pergunta, neste momento, é sim. A possibilidade existe, já que ainda não temos a definição oficial do calendário de jogos. Caso o sorteio da fase de grupos não privilegie o estádio colorado, ainda haverá uma nova chance nas fases de mata-mata. Neste caso, também será necessário contar com o desempenho da amarelinha.
Quantidade de jogos em Porto Alegre
O número oficial de jogos que o estádio colorado irá receber ainda não é conhecido oficialmente. Mas o processo para esta definição ocorreu neste domingo (11), em uma inspeção realizada pela Fifa no Beira-Rio.
Conforme apuração da reportagem, pelo menos cinco partidas serão realizadas na capital gaúcha. A definição do calendário ocorrerá após o processo de vistoria em todas as outras sete sedes.
— Vamos visitar todos os estádios no Brasil nesta e nas próximas semanas para depois analisar o calendário de partidas. Em cada estádio é necessário ter um pouco de discussão sobre transmissão e tudo isso. O calendário de partidas deve sair em três, quatro ou cinco meses — explicou Rhiannon Martin, chefe do departamento de Copa do Mundo Feminina da Fifa.
Um fator importante na distribuição das partidas é que o número de sedes foi reduzido. Antes do anúncio oficial, era esperado até 10 cidades-sede com seus estádios, mas o número ficou em oito. Além do Beira-Rio, foram escolhidos: Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena Fonte Nova (Salvador), Arena de Pernambuco (Recife), Arena Castelão (Fortaleza), Maracanã (Rio de Janeiro) e Arena Itaquera (São Paulo).

Pedido especial de Marta
No ano passado, ao comemorar o anúncio que o país iria sediar o Mundial, Marta fez um apelo especial nas redes sociais.
Em virtude da tragédia climática no RS, a atleta puxou coro para o que o Brasil jogasse em Porto Alegre.
"Se fosse possível, gostaria que a primeira partida da Seleção Brasileira fosse no Rio Grande Sul. O Estado e o povo gaúcho merecem! Meu coração e minhas orações estão com vocês" disse Marta em suas redes sociais.
Solicitação para receber amistoso
Enquanto se aguarda pela tabela de partidas do Mundial, já há uma outra frente aberta para que a Seleção feminina atue na capital gaúcha. Em entrevista a Zero Hora, Débora Garcia, secretária extraordinária da Copa em Porto Alegre, revelou que uma solicitação foi encaminha para a CBF.
— O pessoal da Fifa já não aguenta mais. Todas as reuniões que eu tenho com eles, eu peço isso. Eu quero pelo menos um jogo da Seleção Brasileira, porque acho que é importante Porto Alegre receber a Seleção Brasileira Feminina aqui, ainda mais depois de tudo que a gente passou. Já fiz a solicitação também para a Federação Gaúcha de Futebol, que encaminhou para a CBF. Então a gente está na torcida para poder, se Deus quiser, ter um amistoso da Seleção Brasileira aqui em Porto Alegre.