A procura pela vacina contra a covid-19 gerou filas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cinquentenário, em Caxias do Sul, na manhã desse sábado (3). Por volta das 11h, cerca de 40 pessoas aguardavam para receber o imunizante. Nas outras nove unidades de saúde que abriram ao público o movimento registrado foi baixo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda de acordo com a pasta, houve baixa procura por parte dos adolescentes, de 12 a 17 anos, que são o público-alvo da campanha neste momento.
A vacinação neste final de semana ocorreu das 8h às 13h. A presença maior, principalmente na UBS Cinquentenário, foi de idosos em busca da dose de reforço e de quem está no prazo para receber a segunda aplicação da vacina.
Na unidade da Avenida Júlio de Castilhos, quase 400 pessoas tinham sido vacinadas até as 11h. Um destes foi o estudante Augusto, de 12 anos, que estava acompanhado pelo pai, o arquiteto Ricardo Bosi. O adolescente era o único da família que ainda não havia se vacinado contra o coronavírus.
— Era um momento de expectativa, entendemos que é uma questão social, de todos se protegerem. O meu filho já teve a covid-19, foi o único da família. Não precisou de muita conversa, porque ele também entende. As crianças têm se mostrado mais conscientes que os adultos — relata o pai.
O movimento foi bem mais tranquilo nos demais pontos de vacinação. Na Unidade Básica Vacinadora (UBV) Cristo Redentor, até as 10h30min, 130 vacinas haviam sido aplicadas — número que representa menos de 50% do ritmo de imunização possível pela equipe. Dos que buscaram a vacina, apenas metade era adolescente.
A SMS lembra que os jovens de 12 a 15 anos precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis para receber a vacina ou, então, apresentar uma autorização assinada (disponível aqui). Para quem tem 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária.
Na próxima segunda-feira (25), a vacinação segue a mesma distribuição adotada durante a semana, porém sem os pontos parceiros. Serão quatro unidades básicas para primeira dose para pessoas de 18 anos ou mais e para segunda dose de CoronaVac; 17 locais para primeira dose de adolescentes de 12 a 17 anos; 10 para segunda dose de AstraZeneca e de Pfizer, e 17 unidades para terceira dose para idosos, profissionais de saúde e pessoas com imunossupressão. (Veja o cronograma completo abaixo)
A secretaria informa, também, que cuidadores de idosos acamados que fizeram a segunda dose há seis meses estão contemplados com a terceira dose. Esse grupo segue contemplado junto com os profissionais de saúde.
A segunda dose de Pfizer está sendo aplicada com adiantamento para oito semanas após a primeira vacina; e a de AstraZeneca, adiantada para 10 semanas após a primeira injeção.
Documentação necessária
- 18 anos ou mais: documento pessoal com foto, CPF, Cartão SUS (se tiver).
- Adolescentes: carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF, Cartão SUS (se tiver). OBS: jovens de 12 a 15 anos: ir acompanhado dos pais ou responsáveis ou levar autorização assinada. Para 16 e 17 anos, essa exigência não é necessária.
- Segunda dose: levar também a carteira de vacinação.
- Terceira dose (dose de reforço): levar também a carteira de vacinação; pessoas com imunossupressão devem comprovar comorbidade (atestado médico que confirme a comorbidade ou receita médica que comprove a doença e que tenha sido emitida há menos de um ano); profissionais de saúde devem apresentar mesma documentação apresentada para a primeira dose.
Veja o cronograma de vacinação completo para esta segunda-feira:
Primeira dose: adolescentes 12 a 17 anos.
Locais: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano, das 8h às 15h. Nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, das 8h às 19h.
Primeira dose: pessoas de 18 anos ou mais.
Locais: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário, das 8h às 15h. Na UBS Cinquentenário, das 8h às 19h.
Segunda dose: AstraZeneca/ Oxford, pode ir quem fez primeira dose dia 16/08 ou antes; Pfizer/ Biontech, para quem fez primeira dose dia 30/08 ou antes; Coronavac/ Butantan, pode ir quem fez primeira dose dia 27/09 ou antes.
Locais para segunda dose de CoronaVac: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário, das 8h às 15h e UBS Cinquentenário, das 8h às 19h.
Locais para segunda dose de AstraZeneca e Pfizer: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário, das 8h às 15h. Nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê, das 8h às 19h.
Terceira dose: idosos de 60 anos ou mais que fizeram segunda dose de qualquer vacina até 25/04; pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão que fizeram a dose única ou a segunda dose de qualquer vacina até 27/09; profissionais de saúde que fizeram segunda dose ou dose única de qualquer vacina até 25/04.
Locais e horários para terceira dose: UBVs Alvorada, Centenário, Cristo Operário; UBSs Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Santa Lúcia Cohab, São José, São Leopoldo, Serrano, das 8h às 15h. Nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê, das 8h às 19h.